sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DIA NACIONAL DA VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA... QUE LEGAL!








É a realidade da vida para sobreviver,  um bebê humano precisa de alguém, principalmente da mãe nos primeiros meses,  que o  alimente, proteja, cuide dele com amor, atenção e o eduque. 
É muito bom ter uma família. As as famílias se estruturam de várias maneiras : famílias compostas de mãe, pai e seus filhos e filhas; outras com mães filhos e filhas; outras com pai, filhos e filhas; outras só com avós, netos e netas, entre outros arranjos. A família é este agrupamento de pessoas unidas por sentimento e se relacionam entre si. A noção de família vincula-se, pois, ao mundo social real, ao mundo das relações humanas.
 Temos que valorizar a família onde a criança além de receber cuidados com sua alimentação, saúde e higiene vai estabelecer relações íntimas e constantes com a mãe, o pai e outras pessoas de seu grupo que vão lhe proporcionar a socialização humana. Na família, por meio principalmente  do exemplo, é que a criança vai construir sentimentos de amor a si e ao próximo, de respeito, de cooperação. Esses sentimentos dão oportunidade para a formação de relações solidárias e a prática de valores comunitários que precisam ser defendidos na construção de uma sociedade mais justa e digna.

Todas as pessoas e instituições que trabalham para promover o desenvolvimento infantil devem reconhecer que as famílias têm possibilidades reais de executarem seus projetos de vida e são competentes para o exercício de sua função social. Isso significa proporcionar às famílias condições objetivas para que possam exercer melhor  sua competência, pois a garantia dos direitos das crianças está diretamente relacionada à garantia dos direitos da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário