sexta-feira, 7 de outubro de 2016

QUEM FOI JOHANNES VERMEER? PINTOR FAMOSO COM UMA OBRA TÃO PEQUENA!

A Garota com Brinco de Pérola...sua maior obra!
Maiores obras de Johannes Vermeer: 
  • Garota com Brinco de Pérola
  • Vista de Delft
  • A Ruazinha
  • A Leiteira
  • A Carta de Amo
  • A Aula de Música

A vida de Johannes Vermeer

Johannes Vermeer nasceu em 1632 em Delft, onde viveu e trabalhou por toda a vida. Não se sabe ao certo quem ensinou Vermeer a pintar. Sabe-se que ele tinha muitos amigos pintores, mas o seu estilo não era semelhante ao de nenhum deles.
Embora Vermeer fosse um comerciante de arte, assim como seu pai, ele sempre se considerou mais como pintor. Trabalhava apenas sob comissão e produzia apenas duas ou três obras por ano. Era o suficiente para sustentar sua esposa e 11 filhos. Ele morreu repentinamente em 1675.

A obra de Johannes Vermeer

Johannes Vermeer criou apenas 45 quadros, dos quais 35 ainda existem. Na história da arte, Vermeer é provavelmente o pintor mais famoso com uma obra tão pequena. A obra de Vermeer foi bastante subestimada durante sua vida. Seu trabalho passou a ser apreciado após o crítico francês Théophile Thoré-Bürger escrever uma monografia sobre o pintor em 1866. Sabia-se tão pouco sobre Vermeer na época que Bürger o chamava de "Esfinge de Delft". Hoje em dia a obra de Johannes Vermeer não tem preço. A pintura "Garota com Brinco de Pérola", também conhecida como Mona Lisa do Norte, foi inspiração até para cineastas de Hollywood.
Uma característica do trabalho de Vermeer é o uso das cores azul e amarelo. Ele também é conhecido como o mestre da luz holandês. Supostamente, após os aterramentos, a cor dos céus holandeses mudou, pois não existiam mais pântanos e lagos para refletir a luz para o céu. Essa mística luz holandesa pode ser vista apenas em antigos quadros.

Onde encontrar Johannes Vermeer

Uma visita ao Centro Vermeer, em Delft, é a melhor maneira de saber mais sobre Vermeer, seu mentor e as histórias por trás de sua obra. "Garota com Brinco de Pérola", seu quadro mais famoso, está à mostra na Real Galeria de Arte Mauritshuis, em Haia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário