terça-feira, 18 de outubro de 2016

QUEM NÃO GOSTA DE QUEIJO? É BOM DEMAISSSSS!!!






GASTRONOMIA - Queijos com sabor de Brasil

VENDO ESTA IMAGEM , PRINCIPALMENTE SE FOR MINEIRO, ENCHE A BOCA D'ÀGUA.
Produtos como o Minas Frescal, o Coalho e o Canastra entram na luta pela preferência dos consumidores
Geralmente pouco maturados, queijos nacionais costumam ser mais leves, o que combina com nosso clima tropical
O consumo de queijos no Brasil aumentou 67% nos últimos seis anos em função da elevação da renda da população. No entanto, os laticínios produzidos fora do país continuam liderando a preferência dos consumidores. Conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), o consumo dos importados tem crescido 2,5 vezes mais que o dos nacionais. Com sabores e aromas marcados pela leveza, os queijos tipicamente brasileiros seguem buscando seu lugar ao sol. 
"Enquanto os queijos italianos e franceses são mais elaborados e têm sabores mais acentuados, os nacionais geralmente são pouco maturados, o que garante a suavidade e o frescor que combinam com o nosso clima tropical", defende Vanerli Beloti, pós-doutorada em Qualidade do Queijo e docente da Universidade Estadual de Londrina. 
Embora Minas Gerais seja o primeiro Estado lembrado quando o assunto é queijo, existem outras regiões responsáveis pelos produtos tipicamente brasileiros. "Existem sete queijos de origem brasileira. O Minas Frescal, o Minas Padrão e queijo prato produzidos em Minas Gerais; o Serrano, de Santa Catarina; o Coalho, feito na região Nordeste; o Marajoara, da região Amazônica; o Queijo do Reino, produzido na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais; e o Colonial, preparado no Paraná", informa Vanerli. 
Segundo a docente, os queijos brasileiros apresentam poucas diferenças de sabor. "Todos são simples. O que muda basicamente é a forma de fazer, mas todos eles seguem um processo quase artesanal", destaca. 
Ela explica que para a produção do queijo, primeiramente é necessário pasteurizar o leite. "Para isso o leite deve ser aquecido a uma temperatura média de 65 graus por cerca de 30 minutos. Em seguida inicia-se um processo de coagulação (coalho) que é produzido através da introdução de fermento bacteriano ou do soro do leite do dia anterior. Cada bactéria introduzida no leite dá origem a um tipo de queijo. Após a coagulação separa-se a massa do soro e o queijo passa por um processo de maturação", detalha. 
Vanerli esclarece que o tempo de maturação depende do tipo de queijo a ser produzido. "Os queijos Minas Frescal e Coalho, por exemplo, não têm maturação e por isso ficam prontos no mesmo dia. O Minas Padrão tem maturação média de 15 dias; o Colonial e Canastra entre 20 e 40 dias; e o Queijo do Reino por 45 dias", esclarece. 
A docente explica ainda que além de acentuar o sabor do queijo, o processo de maturação é responsável por fazer com que o produto fique seco. "É por isso que os queijos não maturados, como o Minas Frescal soltam soro e são úmidos", salienta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário