sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SABE QUAL É O MAIOR PRODUTOR DO MEL MAIS DELICOSO DO MUNDO?... É ORTIGUEIRA!!!



ORTIGUEIRA PRODUZ O MEL MAIS GOSTOSO DO MUNDO

 




 Pesquisa do Iapar registra boa qualidade do mel em Ortigueira. Estudo conduzido pela pesquisadora Maria Brígida Scholz, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, comprova a alta qualidade do mel produzido na região de Ortigueira. Dentre os atributos físicos, químicos e sensoriais avaliados, Brígida destaca a coloração clara e o sabor suave do mel produzido em Ortigueira, características asseguradas principalmente pelas flores de capixingui e de assapeixe, comuns nas pastagens apícolas da região. A pesquisa do Iapar integra ação maior, denominada "Mel do Município de Ortigueira", executada em parceria com SEBRAE, Senar, Prefeitura e Associação dos Apicultores. O objetivo é agregar valor ao produto e transformar a região em referência nacional na produção e comercialização de mel de qualidade, e já resultou na obtenção do selo de denominação de origem, outorgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), uma certificação que atesta o alto padrão do produto. 

         TRABALHO – Segundo o consultor do SEBRAE, Fabrício Pires Bianchi, o projeto atende diretamente a 45 apicultores. Indiretamente o número de beneficiados é maior porque inclui produtores envolvidos em outras ações, como os eventos técnicos, por exemplo. "Realizamos eventos como ‘clínicas tecnológicas’ e outras iniciativas no decorrer do ano, que atendem a mais de 250 pessoas", informa Bianchi e lembra que o município tem uma história de “apicultura notável” e tem condição de produzir mel monofloral, uma particularidade que poucas regiões brasileiras têm.
 

       Ortigueira é o maior produtor de mel do Paraná e o segundo do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2009, o município não figurava nem entre os vinte maiores do Brasil e não liderava no Paraná. Hoje, além da rápida ascensão no ranking, já conta com a aprovação prévia do Sistema de Inspeção Federal (SIF), órgão de fiscalização do Ministério da Agricultura, para instalar uma unidade coletiva para beneficiamento de mel dos produtores.

                  REFLEXÃO DO BLOG

Periodicamente viajo a Santa Catarina e passo por Ortigueira e avisto aquelas casinhas em que se expõe mel à venda e adquiro alguns potes. Não se encontra em nenhum lugar deste país mel mais saboroso e autêntico.  Parabéns pela pesquisa o mel é incomparável em sabor e qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário