sábado, 15 de outubro de 2016

VOCÊ SENTE QUE TEM A "SÍNDROME" DA SEGUNDA - FEIRA OU DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL?



                                   




Se você sente estes sinais de tristeza quando chega à noite de domingo.
 1. Nos finais de semana ou feriados, pessoas podem cometer excessos com comida e bebida, trocar a noite pelo dia, emendar baladas consecutivas vezes. Assim, iniciam a semana com um cansaço além da conta, e o organismo com a necessidade de se recuperar dos hábitos abusivos do final de semana. Por isso, a segunda se torna ainda mais difícil.
 2. Ter como hábito procrastinar todas aquelas atividades chatas e trabalhosas tanto quanto possível, resolvendo na última hora, arranjando desculpas para as não-entregas. Desse modo, a pessoa passa o final de semana preocupado com essas obrigações e a segunda-feira se torna um fardo muito grande de como lidar com esses aborrecimentos. 
3. A pessoa não vê sentido no que faz, não se sente realmente útil ou enxerga uma evolução na carreira. Ela sente-se estagnada e percebe a atividade profissional como desprazerosa, sofrível e o início da semana é um parto para retomar essa atividade. 
4. Ter uma expectativa elevada sobre sua carreira, buscando o tempo inteiro que ela traga possibilidades materiais para que você conquiste alguma satisfação emocional, ou seja, ter a sensação de que todo o desgaste e entrega que passou em uma profissão não ideal tenha valido a pena, para não sentir que está apenas lutando pela sobrevivência. 

DICAS PARA SUPERAR A SÍNDROME DE SEGUNDA-FEIRA 
1. Resolva as pendências até a sexta-feira Crédito: Shutterstock Não empurre ou adie as atividades para a semana seguinte. Tente adiantar o máximo de coisas e se manter ocupado durante a semana, mesclando entre atividades mais fáceis de serem executadas e as mais chatas. Assim, você evita preocupação, estresse e ansiedade das pendências profissionais, além de eliminar cobranças e correria de entrega em cima da hora. 
2. Divida a diversão em pequenas partes durante a semana Para evitar a ansiedade pelo fim de semana, procure balancear a diversão para a semana inteira. Marcar aquele cinema para quarta com a namorada, o happy-hour com os amigos na segunda, além de intercalar com a prática de atividades físicas. Assim, você também passa a oferecer atividades prazerosas e não se sobrecarrega no final de semana e evita os excessos. 
3. Reserve o domingo para atividades de lazer e relaxar Crédito: Shutterstock Tire o domingo para descansar, espairecer e não pensar no trabalho. Evite atividades muito intensas e que sobrecarreguem a segunda, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ou viagens desgastantes. 
4. Questione ou repense sua carreira Um grande sintoma para a síndrome da segunda é não ver sentido para a sua rotina profissional. Viver em dias iguais, fazer tudo no automático, sem que haja consciência e significado no que se faz, isto somente torna tudo muito mais difícil de lidar. Questione seu trabalho e sua profissão. Caso não haja satisfação, mova-se para achar outras possibilidades. Faça cursos, procure especialização e, se você estiver perdido, busque orientação com um psicólogo ou coach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário