sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

CRÔNICA DO OSVALDO: "SERÁ QUE OS CULPADOS DA CRISE SOMOS NÓS?"




    Não sabem o que dizem e pensam que estão certos. Querem achar culpados pela corrupção lançando ideias que nada tem a ver.
Vivemos uma democracia, não tão democrata, mas que permite divergências ideológicas e o livre falar e se expressar.
Lembro-me jovem e na década de 64 cheguei a Londrina com sonhos de trabalhar em rádio. Tudo era proibido de falar, as músicas críticas ao regime eram proíbidas de ser tocadas. O sonho de todos era a democracia e o fim da censura. Gritávamos fora os militares...queremos liberdade!
Nas duas décadas do golpe militar, muitos viveram na miséria e a minoria privilegiada dava risos vivendo na riqueza. Poucos tinham as benesses do poder.
Éramos estudantes e a escola de péssima qualidade. Lanche nas escolas? Não existia! Quantos estudavam e precisavam trabalhar abandonavam os bancos escolares nas primeiras séries do ensino fundamental. Tinham que ajudar nas despesas domésticas.
Meu Deus quanta pobreza... a alimentação na maioria das famílias era arroz, feijão e verdura. Macarronada (às vezes) aos domingos, quando em alegria se bebia a Tubaína.  No Natal o papai-noel só aparecia na casa dos ricos, a gente esperava a vinda de presente... e nada de presente! Ficava martelando a cabeça das crianças aquela música:” Eu pensei que todo mundo fosse filho de papai-noel e não uma brincadeira de papel " 
         Neste misto de lembranças vislumbram pequenas áreas de terra que foram se transformando em grandes fazendas, graças ao dinheiro público.
Ocasião em que os militares deixou o poder, 33% da população do Brasil vivia na mais absoluta miséria. 
O que entristece a quem vive a realidade brasileira é que os nossos heróis do passado, os políticos que a classe operária apoiava e punha muita esperança... chegaram ao poder, estão dando as cartas no comando...só eles ganhando e infelizmente a corrupção virou um câncer violento e está acabando com as esperanças de melhora. A corrupção está na cara de todo mundo, sabe-se quem a provocou... quase todos os partidos políticos têm respingos de corrupção. 
O que fazer? 
Ficar quieto, se conformar e continuar abraçando os ladrões que nos cercam?
Ou descruzar os braços em busca de saída visando por fim nas coisas erradas que nós colocamos no poder. Fomos nós que os colocamos lá.
Que a justiça se faça   justa, aja com rigor não protegendo ninguém , fazendo valer a lei.
   
Sem aquela conversa de que "não sei nada, não vi nada, foi tudo feito dentro da lei.
 É coisa dos poderosos : Ninguém tem culpa de nada!!! 
Será que os culpados somos nós???
                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário