segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O BOM COMUNICADOR, NA MÍDIA, PRESERVA A DEMOCRACIA!








Indubitavelmente, parece que todos os culpados do esquema de corrupção, serão penalizados. Enquanto tivermos no rádio, TV., jornal, revista comunicadores que não se vendem, sem medo de dizer a verdade, os corruptos e corruptores que se cuidem.

Ouvi esta frase no rádio: “O jornalismo de qualidade – feito de independência, sensatez e inteligência, capaz de separar o joio do trigo – é o único antídoto realmente eficaz contra o envenenamento da democracia”. 

É missão da imprensa, o dever de publicar tudo o que apura, ainda mais quando se trata de tema significativo que não pode ficar fora de foco. Porém antes de colocá-las a público devem ser apuradas e demonstrando a verdade.

É uma vergonha e descaramento a realidade de vermos políticos eleitos pelo voto popular serem tratados como “Feia”, “Boca Mole”, “Kimono”, “Missa” e “Velhinho”, entre outros cognomes que fazem a delícia do noticiário político de baixa extração, dá a exata dimensão do tratamento desrespeitoso que os agentes ativos da corrupção dispensavam ao Congresso que pretendiam comprar.
 Nem é preciso dizer que, além dos promotores que vão além de seus elogiáveis deveres e se apresentam como messiânicos salvadores da pátria, essa atmosfera de apocalipse, sob a qual se misturam culpados e inocentes, só favorece os verdadeiros arquitetos desse monumental esquema de corrupção do qual a Odebrecht era um dos pilares, isto é, os petistas ora escorraçados do poder.

O jornalista deve se pautar pelo maior respeito e sem mentira colocar os fatos em público. A imprensa não pode se prestar a ser mero veículo de interesses de terceiros, pois sua função primordial é fornecer à sociedade as informações necessárias para que esta se proteja de quem pretende se aproveitar de suas fragilidades. O jornalismo de qualidade – feito de independência, sensatez e inteligência, capaz de separar o joio do trigo – é o único antídoto realmente eficaz contra o envenenamento da democracia. Ainda mais quando o veneno vem sob a forma de poção regeneradora da moral social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário