sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

QUE TAL UM CAFEZINHO QUENTE? ELE FAZ BEM À SAÚDE!



oto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

A ideia de que beber café pode desidratar é um mito, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Birmingham, do Reino Unido. O estudo concluiu, inclusive, que tomar café contribui tanto para as necessidades diárias de líquidos quanto a água.
Uma pesquisa anterior havia mostrado que a cafeína pode agir como um diurético leve, o que levou a acreditar que o café tinha esse efeito. Entretanto, segundo os pesquisadores, o consumo do café em bebida não pode ser comparado com a cafeína pura. Antes da publicação desse novo estudo, apenas duas pesquisas haviam investigado os efeitos da bebida na desidratação, ambos com resultados inconclusivos.
Os pesquisadores pediram a 50 homens saudáveis para tomar quatro copos de café ou água durante três dias e depois mudarem a bebida ingerida, na mesma proporção. Os voluntários consumiram os mesmos alimentos durante o estudo e foram proibidos de praticar exercícios e ingerir bebidas alcoólicas.
Amostras de sangue e urina dos participantes foram analisadas para medir a hidratação no período e não foram encontradas diferenças significativas no estado de hidratação entre os que bebiam café ou água.
— Nós descobrimos que o consumo moderado de café não causa diferenças significativas na hidratação em comparação com a água — disse uma das autoras da pesquisa, Sophie Killer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário