sábado, 21 de janeiro de 2017

ROSÁRIO DO IVAÍ, CIDADE QUE DOMINA O MERCADO DA UVA EM SETE ESTADOS !








Considerado o fruto dos deuses desde o Império Romano, a uva garante ao pequeno município de Rosário do Ivaí, a 172 km de Londrina, a chance de expandir domínios sobre o mercado de sete estados brasileiros. A cidade é a capital estadual da uva niágara, variedade de mesa mais popular do País, além de ter condições de fazer a colheita antes do Natal, período de grande consumo do produto, e de ter duas safras ao ano. 

Com 5.298 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rosário do Ivaí tem clima e condições de solo mais propícias para a cultura da niágara do que outras cidades do Estado e do País. Engenheiro agrônomo e consultor em viticultura, Werner Genta conta que a região sofre menos com o frio do inverno do que Jundiaí (SP), por exemplo, e tem solo mais arenoso e que favorece o escoamento de água do que Marialva, capital da uva fina do Paraná. "Eles também conseguem colher um pouco antes do Natal, época em que quase não se encontra uva niágara no mercado", diz. 

A produtividade média deve fechar o ano de 2016 em 15 toneladas por hectare (t/ha), mas com resultados que chegam a até 33 t/ha e a qualidade é considera muito boa por Genta. "O trabalho da associação merece uma nota de 8,5 a 9, mas ainda dá para melhorar. Boa parte dos produtores fazem hoje análise de folhas e começaram a fazer aplicação adequada de produtos", diz o consultor, que é de Marialva e é contratado para orientar o grupo rosariense. Condições que atraem compradores dos mercados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário