sábado, 14 de janeiro de 2017

SERÁ QUE CERVEJA SEM ÁLCOOL FAZ BEM?


Nutricionista esclarece as principais dúvidas sobre a bebida, que vem conquistando popularidade
Por Diogo Sponchiato
 Atualizado em 13 dez 2016, 11h59 ao Blog Comunicandopara refletir:


A cerveja sem álcool se parece com a normal, mas possui atributos distintos (Foto: Alex Silva)

Muitos julgavam improvável, mas a cerveja sem álcool está ganhando bebedores Brasil e mundo afora. Segundo dados de empresas de pesquisa de mercado, o segmento teve um crescimento anual de 5% nos últimos anos, ante 3% da bebida convencional.

Na Espanha, por exemplo, o fenômeno impressiona: estima-se que 15% das cervejas vendidas ali sejam isentas de álcool. Punições mais severas a motoristas embriagados e um maior cuidado com a saúde ajudam a explicar o avanço. Saúde? Pois é. Já existem pesquisas sugerindo benefícios da cerveja sem álcool, como melhor reparação do organismo após a atividade física, proteção cardiovascular e até um apoio no combate à insônia.

Aproveitando a chegada do calor, conversamos com a nutricionista clínica Alessandra Luglio, de São Paulo, para tirar as principais dúvidas sobre essa loira gelada menos tradicional.
SAÚDE: De uns tempos para cá, a cerveja sem álcool ganhou destaque inclusive por um suposto apelo saudável. Qual a razão desse movimento?
Estamos vivendo uma revisão de conceitos importante quanto aos hábitos saudáveis e sabemos que, de um modo geral, mesmo com tantas informações relacionadas à alimentação disponíveis na mídia e com tantas dietas da moda, os números relacionados ao sobrepeso e à obesidade continuam a crescer.

Poucos conseguem ou estão dispostos a abrir mão de seus prazeres e da praticidade para sair em busca de mais saúde. Sabemos, segundo o Ministério da Saúde, que 1 em cada 5 brasileiros que vivem nas capitais brasileiras consome refrigerantes ou sucos artificiais durante as refeições diariamente, o que colabora para um maior aporte de calorias proveniente de açúcares simples, além da carga significativa de aditivos artificiais. As pessoas são resistentes a abrir mão dos prazeres à mesa.O movimento que estamos vendo recentemente é a procura por alimentos e bebidas que impactem positivamente a saúde e que, ao mesmo tempo, não façam com que tenhamos de abrir mão do prazer. Nesse nicho entra a cerveja sem álcool.

Uma bebida saborosa, refrescante e que, especificamente na versão 0% álcool, contém baixo teor de carboidratos e poucas calorias (80 por lata de 350 ml contra mais de 145 calorias da maioria dos refrigerantes e sucos artificiais). Isso sem contar que tem ingredientes naturais como cereais e ervas fermentados e é livre de açúcares, adoçantes artificiais e outros aditivos como corantes e aromatizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário