domingo, 29 de janeiro de 2017

TODOS MENTEM... VERDADE, ONDE ESTÁ QUE NÃO TE VEJO?

...cadê você?

Há mentiras em todos os lugares. Não retratam a realidade. Querem ocultar a verdade, distorcem. É ou não é o certo? Aumentar ou diminuir, não fazer ou não pensar o que se diz prometer o impossível, usar a ambiguidade e tudo o mais que signifique não priorizar a verdade. Sou um dos políticos mais honestos do mundo... não gosto de corrupção, na próxima eleição venço até o maior santo do mundo!
Vemo-la em quase tudo: na maquiagem, na publicidade, na política, na informação, no exagero em contar as pequenas façanhas, nas estatísticas, etc.
A mentira da infância à adolescência
Mesmo que nos custe, temos que reconhecer que nossos filhos adolescentes já não são “tão crianças”, às vezes peca nas pequenas e grandes mentiras. Quanto não mente, mas não nos contam toda a verdade. Por exemplo, nos inteiramos através dos professores, e não dos filhos, que eles aprontaram algo no colégio. Eles consideram que algumas coisas não precisam ser contadas, como pequenos erros e transgressões. 
Muitas vezes, a verdade nos machuca, dói nos coloca em apuros, enquanto uma significante mentira nos alivia facilmente. É o que ocorre quando um adolescente diz ao seu pai que passará a noite na casa de um amigo em que os pais confiam, quando na verdade vai dormir na casa de outro amigo, que não é do agrado dos seus pais.
A mentira tem um atrativo especial devido à sua capacidade de mudar a realidade. Esse poder da mentira faz com que existam mitômanos, pessoas que constroem um mundo paralelo sobre as suas próprias falsidades. O abuso da mentira pode nos fazer perder a referência à verdade e trazer consequências psicóticas. Se utilizamos a mentira a torto e a direito, mesmo que sejam sutis leves ou piedosas, não haverá nada para nos segurar, porque teremos perdido a referência à verdade.
Nós pais, avós, jornalistas, comunicadores temos por obrigação em pautar pela verdade, procurar dizer coisas verdadeiras e pensar muito em dizer coisas mentirosas... não pecar até nas pequenas coisas no dia a dia... falar e fazer o que diz abertamente... exercitando a verdade e a realidade. Com certeza pode-se minimizar a mentira que até mata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário