sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

BLOG CIÊNCIA : O QUE EXISTIA ANTES DO BIG-BANG?

Não existe uma teoria comprovada, e o mais provável é que ainda leve muito tempo para descobrirmos. Isso porque o próprio conceito do big-bang (“grande explosão”) ainda é polêmico.
Ele estipula que o Universo surgiu de um ponto sem volume, mas com densidade e temperatura monstruosos, quase incalculáveis. Entre os que acreditam que a grande explosão tenha existido, a “Teoria M” é uma das mais aceitas para explicar o que havia antes de tudo.
Veja como cada corrente teórica tenta explicar o Universo antes do big-bang:



GRANDE ACIDENTE (1969)

Segundo essa corrente, nosso Universo é composto de uma série de forças que se anulam. A energia resultante é zero. Se o Universo é um zero absoluto, nada é preciso para originá-lo.
É o que dizem os acidentalistas: antes do Universo não havia tempo, espaço ou matéria. Por acidente, uma “flutuação” nessa espécie de vácuo originou o nosso Universo. Seu formulador foi o físico Edward P. Tryon, do Hunter College (EUA).



TEORIA M (1995)

Existem universos paralelos ao nosso redor. O big-bang teria sido resultado do choque entre dois deles: A energia da colisão teria gerado a matéria e a energia em nosso Universo. E mais: O big-bang pode ter sido apenas o último choque de uma série, sendo que os universos deverão se colidir de novo no futuro. Seus formuladores foram os adeptos da Teoria das Cordas e professores da Universidade de Princeton (EUA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário