sábado, 18 de fevereiro de 2017

CAFÉ DESCAFEINADO FAZ MAL À SAÚDE?



Café


A divergência acerca dos benefícios e malefícios causados pelo consumo de café é notória entre médicos e especialistas há anos. E quando falamos do café descafeinado, o desacordo não é diferente.Alguns estudos mostram que o café descafeinado faz mal e pode provocar aborto no início da gravidez e promover ataques cardíacos, assim como o café normal. Outros estudos mostram que, por manter os princípios ativos do café, mas sem a cafeína, ele pode melhorar o desempenho mental e aliviar dores de cabeça, além de evitar o aumento da pressão arterial, problemas associados à ingestão do café regular.A maioria dos médicos concorda, no entanto, que nem sempre café descafeinado faz mal em si, mas sim a forma como ele é processado e a quantidade ingerida pelas pessoas.

Quanta cafeína o café descafeinado contém?

Para se qualificar como descafeinado, o café passa por um processo que deve remover a maioria da cafeína dos grãos (pelo menos 97%). O café regular contém de 60 a 150 miligramas de cafeína por xícara, enquanto o descafeinado contém até cinco miligramas da substância, o que é significativamente menor, mas não insignificante, portanto ele não é efetivo para pessoas que querem evitar completamente o consumo de cafeína.
Todavia, a maior preocupação que sustenta que o café descafeinado faz mal está na segurança dos solventes utilizados no processo. Em alguns países acredita-se que certos solventes, usados para dissolver a cafeína, podem causar câncer e ter um efeito inflamatório nas articulações no nosso corpo.
bebidas descafeinadas surgiram depois que a cafeína passou a ser acusada de não ser saudável, mas defensores do café afirmam que o consumo de cafeína com moderação não causa problemas, a menos que a pessoa já tenha uma condição pré-existente como pressão arterial excessivamente elevada.
Para estes especialistas, é particularmente preocupante quando as pessoas passam a evitar o café por causa da cafeína, e depois passam a ingerir bebidas energéticas cujos ingredientes são todos artificiais e considerados por eles venenosos para a saúde.
O café, segundo eles, é uma opção muito mais saudável do que bebidas energéticas cheias de adoçantes artificiais sintetizados quimicamente.
Pior ainda, segundo alguns estudos, seria migrar do uso moderado do café regular para o descafeinado. Este, além de ainda conter certa quantidade de cafeína, ainda pode estar contaminado com produtos químicos usados no processo de descafeinação, dos quais não há legislação efetiva a respeito e se quer são mencionados nos rótulos dos produtos.

Café descafeinado pode elevar os níveis de colesterol?

Todos os tipos de bebidas de café, incluindo o café descafeinado, contêm duas substâncias naturais: caveol e cafestol. Segundo alguns estudos, elas são as responsáveis por elevar o colesterol quando ingeridas.
Quando se prepara o café regular usando filtro de papel, a maioria destas substâncias é filtrada e não chega até a xícara.
No entanto, segundo relato do Guia de Saúde da Família de Harvard, o café descafeinado faz mal mesmo quando preparado utilizando um filtro de papel, pois pode elevar os níveis de colesterol. As razões exatas por que isto ocorre ainda são em grande parte desconhecidas, mas provavelmente estão relacionadas aos processos químicos pelos quais o café é descafeinado, ou aos tipos de grãos utilizados para fazer café descafeinado. No processo geralmente são usados grãos mais robustos, que podem conter níveis muito elevados de caveol e cafestol em comparação aos grãos do tipo arábico, usados para fazer variedades de café regulares.

Descafeinado pode causar problemas gastrointestinais?

Um relatório publicado no Medical News Today explica que, quando usado em demasia, o café descafeinado faz mal porque pode causar azia, úlceras e refluxo gastresofágico, um precursor de câncer de esôfago. Embora uma ou duas xícaras de café descafeinado por dia não seja susceptível de causar quaisquer problemas gastrointestinais graves, o consumo regular de bebidas de café com doses superiores a 450 ml pode levar a sérias complicações.

Há os especialistas que defendem a ingestão do café descafeinado

Segundo alguns estudos, embora possa haver uma pequena perda de antioxidantes durante o processo de descafeinação, o café descafeinado ainda assim é rico em antioxidantes e contém nutrientes importantes.
Uma xícara de café descafeinado fornece mais de 2% da ingestão diária recomendada de magnésio, quase 5% de potássio e 2,5% de niacina ou vitamina B3. Especialistas afirmam que isso pode não parecer uma grande quantidade de nutrientes, mas lembram de que o consumo de três xícaras ao dia triplica estes valores.
Os antioxidantes, por sua vez, são muito eficazes na neutralização de compostos reativos chamados radicais livres, o que reduz danos oxidativos e pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2.
Os defensores do consumo de café descafeinado afirmam que outros elementos além da cafeína são os responsáveis pelos efeitos protetores à saúde que a bebida proporciona e que ao descafeinar os grãos, não há perda significativa dos demais nutrientes do café.

Café descafeinado pode proteger contra o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas?

Tanto o café regular quanto o descafeinado parecem ter efeitos positivos sobre o declínio mental relacionado com a idade. Estudos feitos em células humanas mostram que o café descafeinado pode proteger os neurônios no cérebro, o que levaria a prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e de Parkinson.Um estudo sugere que estes efeitos podem ocorrer devido ao ácido clorogênico presente no café descafeinado.Especialistas ainda dizem que beber café descafeinado provoca significativamente menos efeitos colaterais desconfortáveis como azia ou refluxo ácido, comuns ao café regularLeia mais http://www.mundoboaforma.com.br/cafe-descafeinado-faz-mal/#p3fur4EQQT0ogRyl.99

Nenhum comentário:

Postar um comentário