domingo, 19 de fevereiro de 2017

MISSA NA CAPELA SÃO JUDAS : "OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE".




                    Participando de celebração na Capela São Judas, em missa ontem à tarde, com o Diácono Dule, acredito que a maioria que estava na igreja saiu pensativa sobre a homilia, uma das mais significativas da Bíblia. 
                  Ouvimos a expressão "olho por olho, dente por dente", que se encontra em Êxodo 21:24: 
"Nesta passagem, Deus revelou a Moisés algumas leis para que ele passasse para o resto do povo. Esta lei se encaixa nas leis a respeito da violência. 
               No entanto, essas coisas mudaram com a vinda de Jesus e da Nova Aliança. Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.”.
                Muitos anos mais tarde, Gandhi afirmou: "Olho por olho e o mundo acabará cego". Com estas afirmações, Jesus e Gandhi estavam revelando a importância do perdão e da nãoviolência, porque a vingança corrói e cega o ser humano.
                  Amar quem nos ama é fácil, porém "Amai os vossos inimigos!"... Não é tarefa fácil.
                 No "Sermão da Montanha", falando dos verdadeiros cristãos do Reino dos Céus, Jesus diz alguns pontos importantes da Lei de Moisés que se eleva a um grau de perfeição. Na antiga Lei se exigia apenas o amor aos irmãos e tolerava a Lei do "olho por olho e dente por dente", Jesus propõe a todos que se aproximem da santidade do próprio Deus. Ele dá ao amor ao próximo dimensões universais que eliminam toda forma de vingança e que nos levam a amar os inimigos e orar por eles. Em suma é sua proposta:
                    "Vós, portanto, sede perfeitos, assim como é perfeito vosso Pai que está nos céus!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário