domingo, 12 de fevereiro de 2017

NINGUÉM É APOLÍTICO... SE ESTIVER LIGADO A SIGLA PARTIDÁRIA!

 Não quero ser vereador e nem prefeito eu quero ir para Curitiba e ser governador...
                                                  sonho todas as noites! Consigo?
A palavra política é a arte de governar de administrar e cuidar das instituições públicas. O povo paga impostos e esse dinheiro deve ser aplicado para o bem de todos, como, por exemplo, para a construção de escolas, creches, universidades, hospitais, estradas e casas; ou para contratar policiais para manter a segurança pública, professores para ensinar as crianças e os jovens, e médicos para cuidar da nossa saúde.
Os políticos também podem estar no parlamento, fazendo as leis que dizem o que podemos ou não fazer e quais são os direitos e deveres que cada um de nós tem como cidadão. O Estado, administrado pelos políticos, também tem autoridade para usar a força (polícia e exército) para manter a ordem.
Quando a sociedade julga que seus governantes não estão administrando bem o Estado, ela tem o direito e o dever de reclamar, e essa reclamação nós também chamamos de política. Ou seja, fazemos política quando nos interessamos pela forma como são administrados os bens públicos, quando nos organizamos para reivindicar nossos  direitos de cidadãos, quando escolhemos os políticos que vão nos representar no governo e quando cobramos deles o cumprimento das promessas que fizeram para se eleger.
Diante desta aula sobre política, conclui-se que ninguém é apolítico. Agora aparecem marqueteiros criando candidatos não políticos. Isso ocorreu em Londrina com o Kireff. Em nome da verdade também em outros municípios em que os candidatos se diziam técnicos e não políticos. 
 Já em Londrina o ex-prefeito (que não é político) foi filiado ao PMDB, onde saiu candidato a deputado (e perdeu), foi para o PSD, ganhou a prefeitura não representa uma ação política? Agora vai mudar de partido, sem ser político, disputando o governo do Estado. 

Pode?

Nenhum comentário:

Postar um comentário