quarta-feira, 22 de março de 2017

AO SENTAR-SE À MESA SIGA ESTAS ATITUDES SAUDÁVEIS!


Para ter um organismo saudável podemos começar por substituir aquelas bebidas doces e calóricas, certo? Certo.
Se achar detestável só beber água, poderá optar algumas vezes por temperá-la colocando rodelas de limão, hortelã, gengibre, por exemplo. Continuará hidratado mas com mais sabor e menos açúcar do que os refrigerantes e sucos disponíveis no mercado. Dietas geralmente são a primeira escolha, mas há outras formas de ter hábitos saudáveis sem estar dependente de uma dieta específica.
Existem hábitos que devemos adotar, criar uma rotina é tão importante quanto a escolha dos alimentos a ingerir com mais frequência.
➀ - Terá que encontrar aqueles preciosos vinte minutos para comer sentado. Quem come sentado tende a mastigar mais devagar. O fato de parar para comer permite observar o prato e ter noção daquilo que vai ingerir.
➁ - Já percebeu que comer sentado é mais saudável? Agora vem a segunda parte que é mastigar bem. A duração para uma refeição é de no mínimo 15 minutos para o almoço ou jantar para que o cérebro tenha tempo de notar quando o corpo está livre da sensação de fome.
➂ - Se tem comida a mais no prato e sente-se saciado, não coma só pelo fato de estar prato. Guarde, congele, reaproveite em outras refeições. Não se sinta na obrigação de comer e deixar o prato vazio, mas também não desperdice comida jogando-a fora e na próxima refeição, sirva menor quantidade.
➃ - Se tem hábitos saudáveis mas não consegue resistir a um pedacinho de chocolate depois do café, não sinta culpa ao comê-lo. Apenas adote uma postura de confiança e moderação. Um quadradinho de chocolate não é tão grave assim.
➄ - Entre as refeições sente o estômago roendo de fome, opte por uma fruta, não sendo aconselhável as bolachinhas e as batatas que geralmente estão guardadas na gaveta no escritório. Aveia e iogurte também podem ser opções saudáveis.
➅ - São muito práticas estão ao alcance da mão, estamos falando das bolachas, batatas fritas, barras de cereais com chocolate e que podem ser encontradas em qualquer parte da casa devem ser substituídas por uma opção colorida repleta de frutas frescas, legumes e verduras, assim como de cereais integrais, pães de trigo integral e água.
➆ - Ter um prato colorido e saudável é uma ótima escolha. Não conta o branco do arroz, o amarelo das batatas e o vermelho do ketchup e sim os diferente nutrientes de cada um. Espinafres, rabanetes, tomate, cenoura, agrião milho, aipo, rúcula, alface são escolhas para pratos mais coloridos e saudáveis. E o que estímulo aqui fica por conta da criatividade, de que forma será confeccionada a refeição.
➇ - Quanto aos refrigerantes e os produtos açucarados e altamente calóricos, tire-os de debaixo de seus olhos, elimine-os do armário da cozinha, o que os olhos não vêem o coração não sente, não é assim o ditado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário