quarta-feira, 22 de março de 2017

AS MELHORES E PIORES CIDADES EM SANEAMENTO BÁSICO DO BRASIL!



10 MELHORES E AS 10 PIORES CIDADES NO RANKING DO SANEAMENTO BÁSICO DO BRASIL.jpg


Lançado desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil, o novo Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades do país é mais uma vez publicado para chamar atenção dos preocupantes indicadores de saneamento nas cidades brasileiras.
Feito em parceria com a GO Associados, especializada em saneamento básico, o trabalho usa dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Ministério das Cidades – ano base 2015. Avalia a evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água nas maiores cidades e com foco nas capitais brasileiras.
Em destaque está a cidade de Franca (SP) que aparece pelo quarto ano seguido como a melhor cidade entre as 100 maiores e do outro lado a cidade de Ananindeua (PA) que figura na última colocação. Há também outro destaque positivo, São José dos Campos (SP) que saiu da 7ª colocação em 2016 para a 3ª colocação do Ranking em 2017.
Os dados nacionais de saneamento no Brasil mostram que 50,3% da população tem acesso à coleta dos esgotos e somente 42% dos esgotos são tratados.  O país ainda tem mais de 34 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada. Abaixo estão relacionadas as 10 melhores e 10 piores cidades no Ranking do Saneamento Básico do Brasil. A tabela completa das 100 maiores cidades estudadas pode ser acessada [neste link].

Relação das doenças (diarreia, dengue e leptospirose) nas 10 melhores e nas 10 piores cidades

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF ), a melhoria das condições de saneamento tem um papel fundamental na redução de doenças relacionadas ao saneamento inadequado. Estudos relacionados às condições de saneamento básico, em especial o acesso das pessoas aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, também apontam que os indicadores de ‘morbidade’ e ‘mortalidade’ por enfermidades diarreicas, entre outras doenças, estão entre os que apresentam mais forte correlação com os indicadores de saneamento.
Neste sentido, e paralelamente ao Ranking do Saneamento desse ano, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a Reinfra Consultoria, analisou os dados de internações, tempo de permanência, óbitos e outros indicadores relacionados a doenças como diarreia, dengue e leptospirose nos 100 maiores municípios do País, com destaque para os 10 melhores e os 10 piores, de acordo com o Ranking. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário