quarta-feira, 29 de março de 2017

PENSAR BEM NOS FAZ BEM...JAMAIS PERDER A PACIÊNCIA!




Cá pra nós, entendamos que paciência não é a mesma coisa que lerdeza. Com paciência podemos maturar, fluir respeitando o tempo necessário para que algo possa acontecer. Quando se usa a lerdeza tudo é demorado e não de maneira paciente. Às vezes ficamos impacientes por causa da lerdeza.
Mães e pais equilibrados, tranquilos e serenos, preparados e capazes de enfrentar toda e qualquer situação com racionalidade, objetividade e calma, só existem em livros de auto-ajuda.No mundo real as coisas não são assim.
stress-busting-tips-for-mom
 o mundo real, perdemos a paciência! Nada mais humano.No entanto, muitas vezes nos sentimos culpados por perdermos a paciência. 
É como se fosse algo proibido, terrível. Não é. Faz parte da vida, inclusive da de nossos filhos. Criar um mundo artificial onde todos estão sempre de bom humor, com um sorriso beatífico nos lábios.  Muitas vezes, essa postura de absoluta serenidade diante do caos, simplesmente é uma dificuldade de dizer não e colocar limites. O que parece tranquilidade é incapacidade.
Se conseguirmos aceitar que perderemos a nossa paciência em algumas ocasiões, talvez consigamos entender (e aceitar) que nossos filhos também perderão a deles. Seja com algum brinquedo, alguma dificuldade, um irmão ou irmã e até mesmo conosco!  O que precisamos avaliar sempre é como nos conduzimos ao perdermos a paciência. Uma coisa é um grito, outra é um ato agressivo. Isso vale tanto para nós, adultos, quanto para nossos filhos. Gritar com brinquedo, é aceitável. Quebrá-lo, não é.  Também devemos avaliar se estamos constantemente impacientes, irritados. Se for o caso, devemos buscar as causas. Às vezes precisamos de um tempo para nós mesmos. Fazer coisas que nos relaxem, incluindo exercícios físicos.  No caso da irritabilidade e impaciência de nossos filhos, se esta for excessiva, devemos avaliar se estão sobrecarregados, sem tempo para simplesmente brincar (sem um objetivo ou meta).
Mas, o que fazer com aquele sentimento estranho, um misto de culpa com vergonha que muitos de nós sentimos, ao perdermos a paciência? Como sempre, não há regras. Talvez o mais importante seja reconhecermos essa reação como normal, humana e seguirmos em frente, sem complicarmos a vida. Se sentirmos que, ao perdermos a paciência, fizemos algo que mereça um pedido de desculpas, peçamos. Mesmo que seja para nossos filhos. E nunca devemos esquecer o poder de um bom abraço. Tanto para a nossa impaciência, quanto para a dos nossos filhos. Um abraço forte e carinhoso é uma delícia e, não me perguntem como, é capaz de dar uma guinada no humor de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário