domingo, 19 de março de 2017

SERÁ QUE VIVEMOS UM PERÍODO MAQUIAVÉLICO NO BRASIL?




















QUEM FOI MAQUIAVEL?



Maquiavel (1469-1527) é um dos mais originais pensadores do renascimento, uma figura brilhante mas também algo trágica. Durante os séculos XVI e XVII, o seu nome será sinônimo de crueldade, e em Inglaterra o seu nome tornou ainda mais popular o diminutivo Nick para nomear o diabo, não havendo pensador mais odiado nem mais incompreendido do que Maquiavel. A fonte deste engano é o seu mais influente e lido tratado sobre o governo, O Príncipe, um pequeno livro que tentou criar um método de conquista e manutenção do poder político. A vida de Maquiavel cobriu o período de maior esplendor cultural de Florença, assim como o do seu rápido declínio. Este período, marcado pela instabilidade política, pela guerra, pelo intriga, e pelo desenvolvimento cultural dos pequenos estados italianos.

Para Maquiavel, a política era uma única coisa: conquistar e manter o poder ou a autoridade. Tudo o resto - a religião, a moral, etc. -- que era associado à política nada tinha a ver com este aspecto fundamental - tirando os casos em que a moral e a religião ajudassem à conquista e à manutenção do poder. A única coisa que verdadeiramente interessa para a conquista e a manutenção do poder manter é ser calculista; o político bem sucedido sabe o que fazer ou o que dizer em cada situação.É sem dúvida... estamos num período caoticamente maquiavélico: “aos amigos do rei os favores, aos adversários, os rigores da lei, clara conveniência aos mais fortes. As dívidas caíam em significativos patamares de  bilhão para menos de 400 milhões, a fraca “fiscalização” sanitária se aliou com o Ministério da Agricultura passou a dar selos para os apadrinhados. Claro que isso teve um custo, pago com ricas verbas para bancar campanhas eleitorais... dinheiro que resolvia tudo.

Aí chegamos neste lamaçal. Como nos alimentar sem medo de se contaminar? Sem saber, fomos enganados, consumimos carne estragada, alimentos podres... e sei lá o que mais! Os garotos propagandas diziam é a melhor carne do mundo. Dizendo “carne confiável tem nome!”.

Houve uma união  entre estado e grandes empresários, e o desastre  foi grande. . Mas o "maquiavélico" é o seu Manoel do açougue ou mercearia, aquele que queria vender suas carnes e terminou fechando por excesso de burocracia estatal. Enquanto isso, os corporativistas da JBS, BRF e companhia cairão no esquecimento em breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário