sexta-feira, 14 de abril de 2017

CRÔNICA DO OSVALDO : "QUEM FALA O QUE QUER ... OUVE O QUE NÃO QUER!"






         Embora vivamos grandes avanços tecnológicos aliados aos conhecimentos, não vemos melhora nos valores, principalmente o respeito, tão importante no convívio social e familiar das pessoas. Há preconceitos e falta de respeitos. 
      É, a gente esquece, que um tem uma criação, um gosto musical, uma cor, um esporte, um time e um sabor preferido. Cada um pensa e decide suas escolhas, e por mais que não gostemos, devemos respeitar. Às vezes não atentamos para esses detalhes significativos. Falamos mais e ouvimos menos. Temos que aprender a ouvir mais... e nos calar em alguns momentos.
       Devemos expressar nossa  opinião, desde que ela seja solicitada. Vemos pessoas afoitas, com uma necessidade urgente de sair falando tudo o que pensa quando ninguém está pedindo. Vamos nos corrigir e não assim agir. Por palavras que o vento leva ficam no falar sem pensar e muito mal pode causar. As divergências crescem e as desarmonias aparecem.
 Existe um ditado popular que diz :"quem fala o que quer ouve o que não quer" e isso é real e deve se levar em conta... é verdade! Jamais digam coisas sem ter certeza do que fala. Saibamos ouvir com atenção e não interromper ninguém... dando impressão do que eu falo é mais importante do que ouço... Há momentos em que temos vontade de opinar, por algumas ideias, mas só se for ideias oportunas e adequadas ao assunto. Em uma comunidade, onde somos rodeados por conhecidos, não podemos ousar tanto e achar que posso falar tudo que vai na cabeça, esteja coerente ou não, caso contrário,  corremos o risco de nos tornarmos inconvenientes. Saibamos que há consequências nas palavras ditas.  Você não pode achar que suas ideias e opinião são melhores...esperem momentos oportunos para expô-las.
Se escrevi ou falei demais com ideias desconexas da realidade ...peço perdão e espero não repetir esse falar sem pensar... o sábio não diz o que sabe e o não sábio diz tudo que sabe...o seu saber não é tão sabido assim!!!



As páginas da nossa história registraram célebres pensamentos, ressaltamos algumas:




"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz"
    É bem melhor pensar sem falar, do que falar sem pensar.
    Jô Soares

Quanto menos os homens pensam, mais eles falam.
Barão de Montesquieu
    A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.
    Millôr Fernandes
      É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida.
      Abraham Lincoln
        Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia.
        William Shakespeare




Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que
 sabem muito falam pouco.
                                          Jean-Jacques Rousseau

Nenhum comentário:

Postar um comentário