quinta-feira, 13 de abril de 2017

O QUE 90% DOS APROVADOS EM CONCURSO NÃO APRENDEM EM CURSINHOS?


Por Roberto Perez | Publicado em 23 de Março de 2017 as 8:35 AM-Reproduzido no Blogue "Comunicando para Refletir"















































































Podemos afirmar que para passar nas provas de concurso público e alcançar o sucesso que se espera o que realmente importa não é o quanto você estudou, mas sim a maneira como estudou. Saber estudar é fundamental e muitas pessoas não se atentam a isso, gastando assim, muito mais tempo e esforço para ter o mesmo desempenho que algumas pessoas conseguem em poucas horas com as técnicas de estudos corretas.
Jorge Alves, ex-caixa de supermercado e hoje, Analista Técnico Administrativo do MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, afirma que o sucesso para passar em um bom concurso público ou em qualquer prova, não é o quanto você estuda, mas como você memoriza o que estuda.

Neste último mês, uma história causou controvérsia entre os chamados "concurseiros", pessoas que se dedicam a passar em concursos públicos concorridos. Após inúmeras matérias divulgadas em jornais e revistas sobre concursos públicos, foi levantado um ponto considerado desconhecido até então, o poder e os efeitos da memorização nos estudos. O bem sucedido em provas não é aquele que estuda mais e, sim, aquele que possui a maior capacidade de memorizar aquilo que aprende e, a única forma de conseguir esse feito é possuindo um cérebro treinado para isso.
Pesquisas recentes concluem que 95% dos estudantes no brasil estudam de forma errada, sendo que 9 em cada 10 dos aprovados em concursos públicos de grande remuneração (acima de 7 mil reais) aprenderam técnicas e métodos de estudos que vão além do estudo tradicional. Desses 6 em cada 10 possuíam a técnica de estudos chamada leitura dinâmica (uma técnica que aumenta em 6x a Velocidade de Leitura e a capacidade de Memorizar o que foi lido).
Não é difícil de imaginar as vantagens que um concurseiro teria sobre os outros se ele pudesse ler e memorizar mais rápido o conteúdo que seus concorrentes,  dessa forma, absorvendo muito mais conteúdo em menos tempo. A disputa por uma vaga em um concurso público não é vencida pelo que possui o maior QI, o vencedor é aquele que consegue estudar de maneira mais eficiente, estudando e memorizando a maior quantidade de conteúdo que os demais concorrentes.
Após notar que praticamente já não tinha mais uma vida social e seus finais de semana eram voltados 100% para os estudos, sem estar tendo retorno nos resultados das provas Jorge decidiu pesquisar um pouco mais sobre o assunto e acabou descobrindo que estava estudando de maneira errada .
Jorge entendeu que seu cérebro não memorizava tudo o que estudava em um dia todo e sim, uma parte mínima dele (em torno de 25%), ou seja, ele estava se “matando” de estudar para no final não memorizar muita coisa do que havia sido aprendido.
“Eu trabalhava o dia todo, possuía uma rotina bem exaustiva e a noite tinha que me dedicar ao máximo aos estudos para poder conseguir passar em um concurso público. eu lia várias e várias vezes e no final não lembrava mais de nada. Confesso que no início comecei a ficar desanimado e muito preocupado, pois gastei muito dinheiro com vários cursinhos e perdi horas e horas de sono para tentar estudar o máximo possível.
Até que um grande amigo meu que já tinha sido aprovado no concurso da Receita Federal em 2015, acabou vendo toda minha situação e resolveu me dar uma super dica, que eu agradeço até hoje, que foi sobre a realização de um curso online de leitura dinâmica e memorização, o qual eu poderia estudar na minha casa e no dia e a hora que quisesse e com o maior especialista de estudo e memorização do Brasil.
Então após dois meses, abriram as vagas para o concurso de Analista Técnico Administrativo do Ministério do Planejamento e eu, com 63 dias de estudos anteriores, o realizei e consegui conquistar o 3° lugar. Confesso que até agora ainda não sei o que aconteceu, era como ver as questões e as respostas surgiam imediatamente em minha cabeça. Hoje minha vida mudou sem dúvida alguma!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário