domingo, 2 de abril de 2017

O QUE É MELANISMO?


EXEMPLOS DE MELANISMO:


Todo mundo aprendeu no colégio a seleção natural de Darwin. O exemplo clássico, presente em todos os livros didáticos, era das mariposas brancas da Inglaterra, que após a revolução industrial tornar o céu esfumaçado, ficaram escuras para se adaptar ao novo ambiente. Quer dizer, elas não “ficaram” escuras. O que a teoria diz é que mariposas escuras apareceram por acaso e, por se camuflarem melhor, foram “selecionadas” em comparação a suas irmãs brancas, que, por se destacarem, acabaram sendo mais visadas (comidas) pelos predadores. Certo?! Seria o exemplo perfeito… se fosse verdade!
O “melanismo” é o nome do fenômeno relacionado ao escurecimento da pele, pelagem ou plumage, não está relacionado apenas a predação. Na mesma época, não só as mariposas, mas também outros animais, menos sujeitos a predação intensiva, como gatos, besouros e pássaros; também escureceram. Nos pássaros por exemplo, o melanismo pode favorecer a absorção de luz solar e o aquecimento do corpo, ou a coloração da plumagem pode favorecer nos rituais de acasalamento.




O assunto é polemico e tem despertado livros e artigos de autores defendendo e questionando o melanismo das mariposas como o melhor exemplo vivo de evolução natural atuando.




Se há algo que nunca deixa de nos surpreender, são os truques da natureza. Um exemplo perfeito é o melanismo: um fenômeno que dá aos animais uma coloração muito mais escura do que a dos seus semelhantes.
Nós do Minilua coletamos 17 fotos provando que o preto se adapta absolutamente a qualquer situação.

OS LOBOS EXISTEM FREQUENTEMENTE NAS CORES

CINZA, BRANCO CINZENTO, OU NA COLORAÇÃO 

MARROM CLARO. OS LOBOS MELANÍSTICOS 

SÃO MUITO MENOS COMUNS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário