domingo, 2 de abril de 2017

REFLEXÃO DO OSVALDO "SONHEI QUE ESTAVA CAINDO...ACABEI CAINDO DA CAMA!"








A CIÊNCIA FALA ISTO SOBRE O SONHO:

 Sonhar é uma forma de comunicação com nosso inconsciente e também com o inconsciente coletivo.
Eles começaram a ser objetos de estudo da psicologia com Freud - e um marco importante dessa inserção no campo científico é sua obra “Interpretação dos sonhos”, de 1899. 
“Os sonhos fornecem informações extremamente interessantes a quem se empenhar em compreender o seu simbolismo. Os significados dos sonhos
O inconsciente está em constante movimento: às vezes queremos fazer uma coisa e fazemos outra, às vezes queremos uma palavra e achamos muitas outras - menos a que procuramos. Quando dormimos não é diferente. A construção do sonho não se dá de forma linear e clara, pois nosso inconsciente está sempre em ação, o desconhecido, as sombras, aquilo que rejeitamos. Aquilo que ainda não tomamos consciência, aquilo que reprimimos, muitas vezes aparece no sonho através de um simbolismo estranho e confuso. É como um novo pedido que fazemos a nós mesmos sobre os assuntos que valem a pena olharmos com mais generosidade, atenção e coragem.
Os sonhos são difíceis de interpretar pois dizem sobre coisas que ainda não sabemos. Tendemos a explicá-los com base em nossas experiências já conscientes e por muitas vezes nos autossabotamos na conclusão dos significados. 
Nesse caso, dentro de um processo de análise, os sonhos são vistos a partir de uma um olhar mais amplo. Psicólogo e sonhador podem, juntos, explorar estes conteúdos e chegar a interpretações enriquecedoras, que podem contribuir e esclarecer aspectos e dinâmicas da vida da pessoa.
Os sonhos possuem uma inteligência superior capaz de produzir insights reveladores e criativos. Eles despertam a capacidade de produzir novas respostas às situações, sejam elas empregadas em nosso mundo interno ou externo. Existem casos de cientistas que antes sonharam com determinadas fórmulas e depois resolveram conscientemente.
Dar atenção aos sonhos é uma forma de dar atenção a si mesmo, e a medida que isso acontece vamos nos conhecendo, aprendendo sobre nós com nosso inconsciente. Isso pode melhorar a vida nos tornando mais despertos, mais observadores e menos “vítimas” de nós mesmos
Não lembrar dos sonhos pode acontecer por simplesmente não dar atenção a eles. Quando dormimos, vamos mergulhando em níveis de sono. O sono REM é o quinto estágio e o mais profundo deles. Portanto, considerando o aspecto neurológico, ao atingir este nível temos mais chance de lembrar do que sonhamos. Mas isto não é regra, apenas uma contribuição neurológica, pois podemos lembrar de sonhos em níveis de sono leve.

Vendo estas explicações psicológicas comecei a refletir e saiu esta reflexão:

O que representam os sonhos? Dizem que a gente morre e ressuscita muitas vezes na vida através dos sonhos. Pode ser?...De onde vem e para onde vão os sonhos? Quais as consequências e o que eles querem nos dizer? Desculpem-me se entro nestas divagações incoerentes que podem não levar a nada racional. Não me refiro somente àqueles sonhos que temos durante o sono,que escapam do nosso controle e ocorrem sem a gente querer e a maioria deles esquecemos ao acordar. Refiro-me a um sonho que tive há pouco tempo, sonhei que estava sendo perseguido, estava ao meu lado um colega, fugimos por uma porta , neste ínterim, ele se avançou e passou pela porta e quando eu fui tentar passar a porta quase voando ...  e acordei gritando e caindo da cama violentamente. Graças a Deus tive apenas algumas dores nos pés por tê-los batidos na cama e no chão.Às vezes sonhamos que estamos em lugares desconhecidos, voando,  correndo de alguma coisa, lugares maravilhosos... enfim dá pra pensar que a gente morre muitas vezes quando nos apagamos e entramos em sono! Será que estou certo ou não? São mistérios que temos em nossas vidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário