sábado, 6 de maio de 2017

CONHEÇA A HISTÓRIA DA EXPRESSÃO “UAI” ENTRE MINEIROS E GOIANOS!!!




Famosa entre mineiros e goianos, a expressão “uai” possui 
duas hipóteses que explicam sua origem.


Conhecida por fazer parte do modo de falar de mineiros e goianos, a palavra “uai” é usada para expressar espanto, surpresa ou impaciência. Na verdade, dependendo do jeito que for usada, pode acabar tendo vários significados. Embora não se conheça sua origem com exatidão, existem duas teorias nesse sentido.

A primeira delas é proveniente dos tempos da Inconfidência Mineira. Para se protegerem da polícia imperial, os inconfidentes usavam uma espécie de senha para garantir que o indivíduo que fosse entrar em suas reuniões era confiável: este deveria bater três vezes na porta da casa e dizer a palavra “uai”, iniciais de União, Amor e Independência. A partir daí, acredita-se que o termo tenha sido incorporado ao vocabulário da população local.

A segunda hipótese data de 1824, época em que a primeira empresa britânica se instalou em Minas Gerais. A Imperial Brazilian Mining Association permaneceu quase três décadas atuando na exploração de ouro e, desta forma, propagando a língua e os costumes da terra da rainha. Assim, a expressão “uai” seria uma versão nacional da palavra why (“por quê?”, em inglês), que possui uma fonética idêntica e um sentido bastante semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário