quinta-feira, 4 de maio de 2017

CRÔNICA DO OSVALDO: "DIZE-ME COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS!"

    
   





   Cai chuva sem parar em Londrina. Será que vai dar clima para caminhar pelo Igapó? Enquanto ouço aquele barulhinho gostoso da chuva no telhado ...  começo a pensar.  
       Lembro de alguns provérbios sábios , tais como:"semelhante atrai semelhante", "Cada qual com seu igual", "Dize-me com quem andas e te direi quem és".   Paro neste provérbio:  
É um ditado popular? Talvez, eu ouvi falar que quem disse isso foi René Descartes, um filosofo e cientista famoso da época renascentista, criador de uma frase famosa: Cogito, ergo sum: “Penso, logo existo”, como eu ouvi falar, não lhe dou essa certeza que foi ele.
Bem digamos que: diga-me com que tu andas e te direi quem és, é um ditado popular, mas será que esta frase está certa? Devo aplica-la na minha vida?

Essa frase na minha adolescência era motivo de várias discussões, alguns professores diziam, para que eu não me misturasse no grupinho da bagunça da escola, sempre falava essa frase e dizia que era bíblico, eu por minha vez cheio de hormônio e intempestividade, sempre dizia que não tinha nada haver, que poderia ser usada antigamente, mas que hoje em dia isso não tem mais nada haver. 
E quantas pessoas também não tem esse pensamento, como eu tinha, de quantas pessoas você já escutou isso?
Será que devemos aplicá-la realmente hoje?
                   
    Interessante que esses provérbios vem se perpetuando de geração em geração,  porque reflete a verdade, do contrário teria acabado por muito tempo. 
    É lógico que conhecendo com quem a pessoa anda, dá pra se perceber quem ela é, os semelhantes tendem em se aproximar. Quem gosta de pescar tem o pescador como amigo, quem gosta de beber, procura amigos que gostam de beber para acompanhar na bebida em bares ou reuniões familiares.         Quem gosta de livros procura as bibliotecas, os sebos, enfim gosta de cultura e fica no lema "observar, pensar e agir cientificamente". Adora falar e graças aos livros falam de tudo, embora pouca coisa saiba, não imagina um mundo sem livros. 
   E se pensarmos e analisarmos nos parâmetros científicos podemos notar a relação entre a mente e o corpo humanos e podemos entender o incompreensível que se nota nos provérbios japoneses "Onde há riso há felicidade" e "Cara de choro, picada de abelha"... o riso, sem dúvida, atrai a felicidade. Será que dá pra aceitar que "O sorriso é sinal de felicidade?"...se for sorriso verdadeiro que vem do coração há razão ... é sinal que tudo está bem e a vida é maravilhosa.
     Em síntese nossos estados mentais podem atrair a boa sorte ou a má. Compreendendo isto, qualquer pessoa conseguirá passar a ter somente boa sorte e felicidade.
    Tomara que tenha boa sorte e se torne um felizardo. Sinceramente tudo de bom para você, boa sorte e faça da vida algo valioso, alegre e prazeroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário