terça-feira, 16 de maio de 2017

DIZEM QUE PESSOAS COM OLHOS AZUIS SÃO MENOS CONFIÁVEIS!...SERÁ?



Segundo um novo estudo publicado no periódico PLOS ONE, a cor dos olhos, que por sua vez está relacionada a características faciais, pode influenciar nossa percepção de confiabilidade.

Isso significa que pessoas de olhos castanhos são vistas como mais confiáveis do que pessoas de olhos azuis, por exemplo.

A pesquisa

Os pesquisadores da Universidade Charles, em Praga (República Tcheca) pediram que 238 estudantes universitários, com idade média de 23 anos, olhassem fotografias faciais de 40 mulheres e 40 homens e os classificassem como mais ou menos confiáveis.
A cor dos olhos teve um efeito significativo: os rostos de olhos castanhos foram percebidos como mais confiáveis do que os de olhos azuis.
A morfometria geométrica, por sua vez, revelou correlações significativas entre a cor dos olhos e o formato do rosto. Assim, o formato do rosto também demonstrou um efeito significativo sobre a percepção de confiabilidade, mas apenas para rostos masculinos.Desta vez, a cor dos olhos não teve efeito sobre a confiabilidade percebida. Sendo assim, os pesquisadores acreditam que, embora os rostos de olhos castanhos sejam percebidos como mais confiáveis do que os de olhos azuis, não é a cor dos olhos em si que causa a forte percepção de confiabilidade, mas sim as características faciais associadas com olhos castanhos.“Não é a cor dos olhos, mas o formato do rosto associado com a cor dos olhos que causa a maior percepção de confiabilidade”, disse o principal autor do estudo, Karel Kleisner.Por outro lado, olhos azuis tendem a ser menores; assim, os rostos dessas pessoas são mais “pontudos” e suas sobrancelhas mais distantes.Mas, apesar de serem vistas como menos confiáveis, pessoas e olhos azuis podem ter algo a seu favor – pelo menos no norte da Europa. Os olhos azuis são muito comuns nessa parte do mundo, provavelmente porque são considerados mais atraentes, diz Kleisner. A preferência para os olhos azuis pode “compensar” a percepção de falta de confiabilidade.Publicado na PLOS ONE (em inglês) aqui.[NBCNewsHuffingtonPostPOR: NATASHA ROMANZOTIEM: 14.01.2013 | EM COMPORTAMENTOPRINCIPAL  | TAGS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário