quarta-feira, 21 de junho de 2017

AS PESSOAS DEVERIAM MOSTRAR MAIS EDUCAÇÃO!!!

 

  Este motorista fez algo feio: jogando latinha de refrigerante pra fora do carro... isto se vê quase sempre em Londrina.



Há pessoas que se comportam bem e fazem o certo para o bem coletivo. Porém alguns teimam em fazer coisas que mostram falta de educação.As pessoas que agem de maneira feia, jogando coisas na rua, não respeitando filas nos estabelecimentos comerciais não foram ensinadas na escola e em casa como se comportar. No geral, quando você é o mal educado, se sente muito menos responsável pelo que aconteceu.

Os pesquisadores repetiram o estudo, dessa vez com outras situações grosseiras: espirrar (de um jeito bem ?molhado?, segundo eles), sem colocar a mão na frente do rosto, no meio do elevador e passar por uma porta sem segurá-la, deixando que atingisse a pessoa que vinha atrás. Nesse caso, o autor da grosseria poderia ser o participante, um amigo ou um estranho.
Estar num ônibus e ver vários idosos em pé e não ceder lugar. Andar pela rua e jogar lixo fora do lixo. Dirigindo um carro e arremessar pela janela objetos na rua. Querer passar na frente em caixas de mercados ou banco. Fumar e jogar fumaça no ar atingindo quem está num ambiente comercial.
De novo, os voluntários viram suas próprias ações como mais perdoáveis e mais leves que os espirros de estranhos. Mas os pesquisadores notaram que eles estendem também esse filtro indulgente para os amigos. Mal educado de verdade, na visão deles, era só o desconhecido.

A conclusão dos pesquisadores é que esse viés egoísta faz com que não enxerguemos nossos próprios hábitos de forma clara e, por isso, acabamos exagerando na importância que damos para os atos pouco educados dos outros.

Eles acreditam que esse padrão se repete em diferentes gerações e, por isso, as pessoas tem a tendência de acreditar que, no tempo delas, todo mundo era mais civilizado. Só que na prática, o espirro molhado aparece em qualquer época. Sua reação é que depende de qual nariz ele veio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário