sexta-feira, 16 de junho de 2017

PROFISSÃO ANTIGA : DONA DE CASA... É MUITO TRABALHO!!!






A vida é engraçada... sempre ouvimos respostas de mulher que quando perguntado sua profissão ela responde: "Não trabalho... sou do lar"...
Atualmente, por causa de uma cirurgia, minha esposa não pode fazer o serviço de casa. Tenho me esforçado ... tentando fazer coisas domésticas, lavar talheres, varrer a casa, passar pano molhado, enfim ajudar , sei que ser dona de casa não é fácil e para dar conta do recado.
A mulher tem uma função difícil  ... o mais pesado em trabalho está no lar. Em feriados, quando não tem aulas, não havendo expediente o trabalhador normal, qualquer trabalhador  tem dia inteirinho, no meio da semana, pra curtir e relaxar! Quem é que não gosta de um feriadinho, né? Ainda mais se emendar com o final de semana!!!!!
Porém há profissionais trabalham ininterruptamente , mesmo nos feriados e fins de semana. Profissionais da saúde, transporte, comunicação e tantas outras áreas revezam com os demais colegas escalas nos feriados e finais de semana, recebendo a mais por isso.
Tá, e as donas de casa? Aquelas que trabalham em tempo integral cuidando do lar? E as que trabalham fora e no tempo livre cuidam do lar? Sem contar as que além de cuidarem do lar, ainda cuidam dos filhos. Como são os feriados, finais de semana e demais dias dessas mulheres?! O que elas recebem pelo trabalho delas?
 O cansaço delas não vem especificamente do lavar, passar, cozinhar, organizar e tantas outras mil tarefas que fazem diariamente…
Infelizmente, o cansaço é emocional e mental. Mulheres exaustas. Mulheres com baixa estima. Mulheres feridas e aborrecidas. Vez ou outra, aparece alguma brava também. O que todas elas tem em comum é o fato de não serem valorizadas pelo que fazem, simplesmente por serem donas de casa.
As que trabalham fora, gostariam de contar com a colaboração e valorização do marido e/ou filhos, afinal, além de trabalharem 8 horas por dia num trabalho secular, ralam após o expediente para que a casa fique habitável, aconchegante e limpa. As que não trabalham fora, também esperam colaboração e valorização do marido e/ou filhos, pois elas deram duro o dia inteiro para que eles chegassem ao final do dia e encontrassem a casa em ordem, com cheiro e cara de lar.
Limpar, organizar, lavar, passar, abastecer a dispensa, cozinhar… ainda que prazerosas para quem as faz de coração, são tarefas árduas e infinitas! Não é um relatório que você zera, nem uma obra que entrega, tampouco um processo que fora arquivado. Zelar e administrar uma casa é trabalho diário, repetitivo, normalmente solitário, com horas extras de domingo a domingo…
Eu, por exemplo, sou dona de casa. Sempre ajudei minha mãe com os afazeres do lar e desde que me casei cuido pessoalmente de cada detalhe da minha casa! Sou bacharel em Direito há um bom tempo e ainda não decidi se vou retomar os estudos pra OAB, se vou fazer outro curso ou se vou continuar em tempo integral como dona de casa… mas, me conhecendo como me conheço, jamais deixarei de cuidar da minha casa. No máximo teria uma diarista 1x na semana!
Se você conhece um dona de casa, seja ela sua mãe, esposa, sogra, prima, amiga… enfim, seja ela quem for, valorize-a! Elogie seu trabalho, escute o que ela tem a dizer, não faça cara de deboche quando ela disser que está cansada, trate-a com a mesma admiração e respeito que você trataria uma delegada, uma atriz famosa, uma empresária de sucesso! São trabalhos diferentes, mas todos dignos. São trabalhos diferentes, mas o salário da dona de casa é o valor que dão a ela!
A você, mulher valorosa, saiba que a considero demais e sei que ser dona de cada é um trabalho cansativo...Deus sabe de sua importância para as famílias!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário