quarta-feira, 16 de agosto de 2017

BLOG DE CIÊNCIAS : ESTRELA IGUAL AO SOL TEM DOIS PLANETAS QUE PODEM SER HABITÁVEIS!




Novas evidências revelaram que a Tau Ceti, a estrela mais parecida com Sol fora do nosso sistema solar, tem em sua órbita quatro exoplanetas com, aproximadamente, o mesmo tamanho da Terra. Os pesquisadores acreditam que dois desses mundos podem ser habitáveis.A Tau Ceti está localizado apenas a 12 anos-luz de distância de nós, e sua proximidade e seu brilho tornaram-se um pilar no âmbito da ficção científica e dos videojogos – mas agora parece que o potencial da estrela para garantir condições à vida alienígena pode não ser apenas mais uma fantasia. Pesquisadores liderados por Fabo Feng, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, detectaram os quatro exoplanetas e registraram oscilações extremamente leves no movimento de Tau Ceti, devido à atração gravitacional entre corpos astronômicos menores.
Novos avanços nesta técnica, chamada de espectroscopia Doppler (também conhecida como velocidade radial ou “método de bamboleio”), revelaram a presença de quatro mundos que atraem a Tau Ceti enquanto orbitam em torno dela, detectando variações no movimento da estrela mais baixas do que 30 cm/s.Cientistas afirmam que, se esse método puder ser refinado até o ponto em que se garanta detectar variações menores de 10 cm/s, passaremos a um limite onde, definitivamente, será possível determinar a atração gravitacional dos exoplanetas a partir do ruído no sinal gerado por flutuações estelares.
Os trabalhos científicos avançam e dão esperança de novos rumos para a humanidade... possibilidades de sair do planeta terra e povoar imagináveis maravilhas planetárias...Quem sabe se este sonho um dia se torne realidade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário