quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CRÔNICA DO OSVALDO: "O QUE FAZER PARA MELHORAR O SEU MUNDO?"




Meu mundo é Londrina. É a bela cidade que de braços abertos me recebeu. Aqui vivo. Aqui tenho minha família. Moro numa rua onde mora muita gente boa. Defeitos? Eu os tenho muitos. Tento exercer a cidadania. Não sou fisionomista... Às vezes passo por alguém e não consigo saber quem... quem seria? De onde conheço esta pessoa? Posso estar passando uma imagem falsa e antipática por não conseguir a memorização de pessoas que passaram por mim, em tempos idos. Fico triste quando cumprimento alguém e não obtenho resposta...mesmo assim, meu coração diz: "Que Deus te abençoe... siga em paz!"
Qual seria seu mundo? Seu mundo é onde você convive com familiares e amigos. Em qualquer lugar do planeta. 
É, tenho que me mudar antes de querer que o mundo mude. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo. Quantas vezes penso em fazer coisas úteis ao próximo e acabo me quietando e fugindo pra qualquer canto...como acabar com este desencanto?
Passamos pelo mundo e vemos que temos cuidar da saúde do planeta. Sim, além da nossa saúde. Não desperdicemos água, não jogue m os lixo no lugar errado, não maltratemos os animais ou desmatemos as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e consequências de sua exploração.

Seja responsável, não culpe os outros pelos seus problemas... todos fazemos parte no mesmo mundo e temos que ajudar de qualquer forma. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres. Acredite em um mundo melhor. Coragem, honestidade, sinceridade, fé e esperança, são virtudes gratuitas que dependem de nossos esforços para que haja transformação no mundo. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo.
Tenha humildade, faça o bem, trabalhe. Não tenha medo de errar. Com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor do teu esforço para alcançar seus objetivos.

Busque a verdade, o que fizer , faça bem feito, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida. Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela justiça, paz e amor. Um mundo justo é pacífico. E onde há paz, pode-se estar preparado para viver um mundo melhor e mais humanizante. Com boa escola construindo um cidadão ético.
Nós pais devemos saber que o mundo mudou e a escola deve  acompanhar essa transformação... 
Outro questionamento nos afronta: O conhecimento humano adquirido é perecível? Qual é seu prazo de validade?
Enfim, educar para vida significa preparar o educando para enfrentar os desafios do novo milênio, e isso inclui os desafios da cidadania e do mercado de trabalho... Num mundo de incertezas, onde mais de cinquenta por cento das profissões atuais nem sequer existiam há trinta anos.
A Escola deverá se preocupar em formar cidadãos pensantes e atuantes, capazes de fazer escolhas, liderar e arcar com as consequências de seus atos e valores.
É óbvio que nem todas as escolas são iguais... E nem todos os docentes. Mas, o que nos conforta é que as pessoas também são diferentes.
No mundo atual, a informação está disponível e em abundância.
Mas, enfim, não podemos desistir... Mesmo que alguns ousem nos apontar como utópicos e sonhadores... Mas, lembremos foi o sonho e a imaginação de alguns que finalmente construíram dias melhores e novas formas de conhecimento e aprendizagem.
Para melhorar o mundo , acima de tudo, está o Amor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário