terça-feira, 15 de agosto de 2017

MENTIRAS DA HISTÓRIA: OBSERVE-AS EM FILMES E NOVELAS!






    A gente percebe até nas novelas e filmes épicos. Você não precisa de uma pena exótica para fazer uma pena de escrever que existia no passado. Qualquer pena boa de um pássaro robusto pode servir para escrever.
    Se você entende um pouquinho de história, sendo curioso, aluno ou professor, sabe disso. É pra rir muito quando vemos atores em filmes épicos escrevendo com extravagantes penas de avestruz. Que inocência do historiador, não havia muitas avestruzes na Europa medieval. Além disso, os escribas sempre podavam  a pena a ponto de ela parecer uma vareta, para que as aparas fofas não atrapalhassem o trabalho. Penas de aves extemporâneas são vistas nas mãos de atores em cartas e documentos vistos na novela.  

Novela de época com produção caprichada, “Novo Mundo” cometeu um vacilo no capítulo de segunda-feira (10). O telefone celular de Isabelle Drummond, uma das protagonistas da trama, apareceu brevemente em cena.  Já imaginou naquela época pensar em telefone celular?.  Noutro capítulo aparece uma garrafa de água mineral perto de objetos daquela época. Pode?



A maior parte de nós conhece bem pontos chave da história do Brasil. Seja pelo aprendizado da escola, conhecimentos espalhados em épocas comemorativas ou obras de ficção que se misturam à realidade, aprendemos sobre nossos heróis ou momentos que definiram o rumo de nosso país, cultural e politicamente. A história porém, pode ser moldada de acordo com interesses ao longo do tempo, distorcendo a versão final que acabamos conhecendo.

Mentiras bem contadas podem gerar fama, dinheiro e poder. Às vezes podem até motivar lutas e decisões políticas ou sociais. Por causa disso, a história está repleta de fraudes e mentiras que continuam sendo propagadas com frequência. Apesar disso, a pesquisa de historiadores tem ajudado, cada vez mais, a desenhar os verdadeiros acontecimentos do passado e redefinir certos conhecimentos que absorvemos ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário