terça-feira, 1 de agosto de 2017

"SUPERDICAS PARA FALAR BEM"...LIVRO DE REINALDO POLITO É INDICADO PARA VOCÊ!




Às vezes a pessoa tem boa voz, domina o conteúdo e é dominada pelo medo de falar em público que bloqueia muitas pessoas não permitindo que elas desenvolvam suas ideias, dessa forma os seus rendimentos profissionais e relacionamentos pessoais ficam prejudicados. Na maioria das vezes essa fobia não está condicionada apenas ao se referir a multidões, mas igualmente em pequenos grupos; qualquer forma de interação pública causa grande desconforto. Se você é uma dessas pessoas observe essas dicas:

1- Domine a ansiedade


Certo grau de ansiedade é natural em situações de limite, mas não se deixe levar por ela. Questione pensamentos negativos do tipo: Se tantas pessoas conseguem por que eu não conseguiria? De que tenho medo? Identificar seus sentimentos pode ajudar você a se colocar diante da realidade sem medo.

2- Contenha os sintomas físicos


Uma maneira prática de lidar com o nervosismo é controlar a respiração; aspire demoradamente e expire rapidamente antes de falar. À medida que inspira pense em como começar e quando expira tente livrar-se da tensão, stress ou medo. Algumas técnicas de relaxamento podem facilitar muito.

3- Prepare a sua fala antes


Evite falar de improviso, isso pode aumentar a sua insegurança. Principalmente quando tiver que fazer alguma apresentação de trabalho, estude muito e tenha certeza de que você domina o assunto. O livro "Superdicas para falar bem" de Reinaldo Polito ensina: "Você conseguirá tudo o que deseja se a sua comunicação tiver credibilidade. Para que esse objetivo seja atingido, além de falar com naturalidade e envolvimento, você também precisará demonstrar conhecimento sobre o assunto que estiver tratando".

4- Não seja tão autocrítico


Qualquer pessoa pode engasgar ou cometer alguma falha ao se expor publicamente. Se houver algum deslize sorria e retome o assunto. Aprender a rir de si mesmo é muito interessante e ainda demonstra bom humor, fator importante numa boa apresentação. A autocrítica é importante para que você se aprimore, mas cuidado com o excesso; jamais se autodeprecie.

5- Cuidado com a velocidade da sua fala


Pessoas que temem se expor tendem a falar muito rapidamente, procure manter o equilíbrio; nem rápido demais que dificulte a compreensão da sua mensagem, nem muito devagar a ponto de provocar sono nos ouvintes. O ideal é ser o mais natural possível, adaptando a sua forma de falar ao ambiente em que se expõe. No livro citado acima encontramos três dicas:

Fale com boa dicção
Faça pausa no final do raciocínio
Repita as informações importantes


6- Atenção na postura corporal
Construa um autodiálogo e mande mensagens tranquilizantes para o seu corpo do tipo "eu não estou em perigo". Mantenha os ombros abertos e relaxados, não se curve; corpo ereto transmite autoconfiança. Você pode observar sua postura corporal no momento das pausas para respirar.

7- Não priorize a aprovação alheia
Claro que todo mundo gostaria de agradar os ouvintes, mas o mais importante é ter certeza de que você fez o melhor que pode; que se esforçou e sentiu seu próprio progresso. Isso fará com que você vença, pouco a pouco, essa sua insegurança.
Coloque em prática essas dicas e conquiste a autoconfiança necessária para que a sua voz se faça ouvir tanto para o público, como para você mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário