terça-feira, 8 de agosto de 2017

NA ESPERA DE UMA CIRURGIA NASCE UMA CRÔNICA: "QUEM SOU EU?"










 Numa tarde, os raios solares deslizavam nas árvores e flores neste recanto do lago igapó, comecei a pensar, vieram algumas palavras e pensamentos, lembranças do ontem,o viver de agora o pensar no amanhã. Por estar prestes a fazer uma cirurgia amanhã(09/08/17)... com receios... quem não os têm? Ando angustiado e do meu coração saíram estas palavras. Em primeiro lugar entrego a cirurgia nas mãos de Jesus que estará segurando as mãos dos médicos  e comandando tudo ... e que tudo corra bem.De tudo isto surgiu esta crônica:

QUEM SOU EU?

Não sou novidade nenhuma. Cidadão comum, ando de ônibus quando me canso das caminhadas , às vezes de carro, conformo com o que tenho e não preciso mais do que recebo, sem dívidas, sem remorsos, tenho bons amigos e, acima de tudo, creio em Deus que fez estas maravilhas da natureza. Sou uma partícula deste universo. De onde vim para onde vou? Eterno mistério. A vida é fugaz, tudo é passageiro. Num piscar de olhos de criança o tempo me levou à velhice.  As etapas vivenciadas passaram tão rápidas e utopicamente eu as imagino como vidas e sinto que se morre e ressuscita várias vezes numa existência. Os anos passaram, meus cabelos rarearam e ficaram brancos, rugas apareceram e sou o que sou. Nas festas de fim de ano começo a pensar e analisar o que passou e me transformou no que sou. Sei que o tempo transforma tudo, o passado choca com o presente. A máquina do tempo gira e eu e você vemos ao nosso redor que todos envelhecem e os aniversários passam com tanta rapidez, como números numa bomba de gasolina. Refletindo filosoficamente parece que o tempo flui como o mar no seu vaivém. Suas maravilhosas ondas se abrem e mostram o ontem, hoje e amanhã parecendo estradas que nos levam bem longe. Saindo dos devaneios voltamos às estradas reais da vida, até sentindo um vazio existencial no agora, ínterim do ontem e o futuro. No implacável tempo mensurado os milésimos de segundos antes e milésimos de segundos depois não são nada. Cadê o ontem? O tempo levou. Qual será o futuro? Só Deus sabe.  Quem sou eu? Uma partícula no universo de Deus, chegando sozinho ao mundo e dele saindo sozinho? Será que quando amo estou sozinho? Quando estou frente a frente de uma pessoa estou sozinho? Por que será que mesmo dentre uma multidão me sinto só?

Quem sou? Faço as coisas certas em benefício do próximo? Entristeço-me ao ver que Deus, criador do Céu e da terra, mandou seu filho Jesus para que ensinasse a humanidade a viver no pleno amor, partilhando tudo com todos e a maioria ficou surda e sua lição de amor não foi entendida e os pobres sofrem e passam fome.  Diante disso paro e penso e volto pensamentos ao infinito, é preciso fervorosamente “ter esperança do verbo esperançar”, parafraseando o educador Paulo Freire, esta esperança dá integridade e fé ativa nas obras e reação àquilo que parece não ter saída.  Não posso ser um nada entre o ontem e o hoje e tenho fé que tendo Deus no coração, vou levando a vida com meus pensamentos esperançosos de que dias melhores venham para todos minimizando as desigualdades sociais em plena paz!
Este sonhador sou eu !

Nenhum comentário:

Postar um comentário