quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PASTOR MARIO CESAR CARVALHO PINTO, IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, DISCORDA DO QUE OCORREU NA CATEDRAL!




Carta enviada ao jornalista Paulo Briguet da Folha de Londrina,
que achei por bem reproduzir no Blog Comunicandopararefletir.


O atentado à imagem do Sagrado Coração de Jesus provocou uma grande comoção na comunidade de Londrina. Houve reações de todos os tipos, com diferentes graus de sensatez — desde sinceras manifestações aos católicos até ignóbeis ressurgimentos do velho ódio iconoclasta, para não falar nos que se aproveitaram do caso para avançar suas agendas ideológicas de adoração ao deus "Estado laico". 

De tudo que ouvi e li, as palavras mais bonitas e lúcidas vieram de um protestante. O pastor presbiteriano Mario Cesar Carvalho Pinto, amigo e leitor desta coluna, escreveu uma pequena carta que me levou às lágrimas. Com a autorização do autor, reproduzo a mensagem aqui: 

"Querido Paulo, 
Os dois principais objetivos do Movimento Iconoclasta do século XVIII eram ‘purificar’ o cristianismo e reduzir a influência dos monges. Ou seja, a velha estratégia de se utilizar a fé como instrumento e validação de interesses políticos. Apesar desse movimento ter tido seu fim decretado oficialmente no Segundo Concílio de Niceia, infelizmente a utilização da fé para o exercício da dominação do homem ignorante pelo homem mal-intencionado/esperto continua sendo aplicada com maestria. 

Não conheço o cidadão que quebrou as imagens na Catedral de Londrina. Não sei se ele possui qualquer problema psicológico, se se enquadra naquele grupo de ignorantes que é dominado pelo grupo dos espertos, ou os dois. Na verdade, seja como for, queria te dizer (apesar de saber que você já sabe disso), que esses dois personagens (homem ignorante e homem esperto) não fazem parte da maioria dos cristãos evangélicos. Saiba que ao atacar os símbolos da fé católica esse senhor atacou todas as diferentes formas de exercício da fé existentes entre todos aqueles que têm o Cristo como Senhor e Salvador. 

Não posso falar em nome da Igreja Presbiteriana do Brasil, da qual faço parte como Pastor, mas posso falar em meu nome pessoal e em nome de tantos outros evangélicos que consideramos vocês, cristãos católicos, como nossos genuínos irmãos de fé, e que devotamos profundo respeito à doutrina, aos rituais e às autoridades da Igreja Católica. 

Por isso, peço desculpas a você por essa atitude tresloucada ou ignorante daquele nosso pobre irmão e, assim fazendo, de uma forma figurada, todos nós cristãos evangélicos pedimos perdão a todos nossos irmãos cristãos católicos. 

Não foi a primeira vez que algo assim aconteceu e infelizmente não será a última, pois ignorantes, espertos e transtornados sempre existiram e continuarão a existir. De resto só nos cabe pedir ao bom Deus que conceda o perdão ao agressor e que derrame sobre todos nós, católicos e evangélicos a Sua misericórdia para que possamos entender e viver o Seu verdadeiro amor, que é onde tudo começou e onde tudo irá terminar um dia. 

Estamos todos tristes, um abraço fraterno. 
Mario Cesar Carvalho Pinto 
Cristão."
por Paulo Briguet

Nenhum comentário:

Postar um comentário