sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

POR ACASO VOCÊ TEM O HÁBITO DE "ONICOFAGIA"?



Onicofagia

Como é descrito em seu termo técnico, onicofagia é o hábito de roer unhas, morder as unhas dos dedos das mãos e em alguns casos, até as unhas dos dedos dos pés, durante um período de ansiedade, fome, nervosismo, tédio ou stress. O termo inicofagia crônica é usado apenas clinicamente. Roer as unhas, pode também ser um sinal de desordens emocionais ou mentais.
As crianças por volta dos 4 ou 5 anos de idade, começam a roer as unhas.

O hábito de roer unhas pode acabar gerando um transporte de germes, aqueles que ficam de baixo da superfície da unha, até a boca. Sendo assim o hábito de roer unhas pode acabar potencializando, aumentando, as chances de danos à saúde, devido também a muitos patógenos possuírem a habilidade de viver dentro da unha.
Um roedor compulsivo de unhas, pode acabar não roendo só as unhas, porém cutícula e a pele ao redor da unha também, sendo possível acabar rompendo a pele. O que muitos não sabem, é que quando a pele é rompida ela passa a ser suscetível a infecções oportunistas de vírus e micróbios. Esses patógenos acabam se espalhando entre os dedos e vão para a boca, sem ao menos você saber e perceber.
O hábito de roer unha, pode acabar sendo negativo também, por restringir o uso das mãos. O que pode acontecer é que um roedor de unhas compulsivo, pode acabar tendo a habilidade de trabalhar restringida devido aos estragos feitos às unhas ou até mesmo na pele localizada em volta. Como por exemplo, digitar, escrever, tocar instrumentos de corda, desenhar, dirigir e outros podem acaba tornando um trabalho dolorido e difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário