sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

ESCUTAR MÚSICA NA ACADEMIA NÃO AJUDA EM NADA!... SERÁ?


Escutar música na academia não ajuda em nada, afirma pesquisa
 POR REDAÇÃO GALILEU


Não há metal ou axé que salve: escutar música antes, durante ou depois da prática de exercícios físicos não ajuda em nada. É o que afirma uma pesquisa realizada por cientistas do Instituto Max Planck e a Universidade Técnica de Berlim, ambos na Alemanha.

No estudo publicado no periódico Frontiers, os pesquisadores explicam que, apesar de a relação entre a música e o corpo em movimento ser um assunto bastante comentado, poucos foram os estudos feitos em torno disso. "É surpreendente, visto que as cognições de auto regulação e atitudes como a autoestima, confiança e eficiência são consideradas sensíveis a estímulos externos, como a música", afirmou o cientista Paul Elvers do Instituto Max Planck em anúncio.

Elvers e sua equipe acompanharam 150 participantes, que foram divididos em três grupos que tinham que lançar bolas em cestas e responder às perguntas do questionário. O primeiro grupo ouviu as músicas selecionadas pelos próprios participantes, o segundo as músicas selecionadas pelos cientistas e o terceiro ficou com o som desligado.

Os cientistas observaram que ouvir música durante o exercício não teve nenhum efeito na performance dos participantes. Para alguns, no entanto, ouvir suas próprias playlists ajudava na autoestima e na confiança para se arriscar mais durante o experimento. "Os resultados sugerem que processos psicológicos relacionados à motivação e emoção têm papéis importantes na compreensão das funções e efeitos da música em esportes e exercício", afirmou Elvers.

Agora os pesquisadores pretendem realizar mais experimentos para entender exatamente como algumas músicas podem melhorar a autoestima das pessoas. Até lá, vale montar playlists próprias com as suas músicas preferidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário