segunda-feira, 7 de maio de 2018

HISTÓRIA DO RÁDIO: OTÁSSIO PEREIRA FOI UMA DAS MAIORES AUDIÊNCIAS DO RÁDIO LONDRINENSE!




Conheci Otássio Pereira na Rádio Londrina e ele foi um dos bons profissionais do microfone.
Ele foi o vereador de Londrina eleito em 1959.  
Seu programa A Voz do Povo era muito ouvido por toda região.

Foi presidente da União Londrinense de Estudantes Secundários e quem obteve o terreno, na Duque de Caxias, para a construção da sede da entidade. Ele é Otássio Pereira da Silva,  contou que quando veio a Londrina o advogado da Cia. Telefônica Nacional, para a reforma de contrato de 25 anos da telefonia. Foi então que o prefeito José Hosken de Novaes decidiu criar a lei para a constituição da autarquia Sercomtel. Rafael Lamastra, Osvaldo Palhares e Galdino Moreira Filho estavam entre os vereadores. Natural de Ribeirão Claro, Otássio Pereira Silva começou no rádio na Cabiúna (nome de madeira), de Bandeirantes. Em 1956, veio para Londrina. Ingressou na rádio Londrina, ZYD-4. E foi contratado pela Rádio Record, São Paulo. Mas Aymoré Kley, o Pirajá, diretor da rádio Londrina, foi buscá-lo de volta. Ganhando melhor, trouxe seus 10 irmãos, pai e mãe para a cidade. Fazia o noticiário, o clube mirim, o clube da juventude e a roda de violeiros, criada por ele. Seu patrocinador era a Alpargatas Rosa, daí o nome do programa. 

Com 9.560 votos (equivalente hoje a 90 mil votos), que obteve em 172 municípios, Otássio Pereira da Silva foi eleito deputado estadual pelo MDB. Durante o regime militar, ele visitava os presos políticos e na Assembleia pedia a volta da democracia e foi cassado por isso. 

Apelidado de "Silvio Santos dos cafezais", pelo sucessos nos programas de auditório, estava ele atendendo as pessoas, que faziam fila na porta darádio Londrina. Quando chegou o senhor José Belinati, pai de Antônio Belinati, que foi pedir emprego para o filho, que estava junto. Tempos depois, já trabalhando com Otássio, Belinati pedia para falar no microfone. Otássio deixava, nos dias em que o gerente da emissora, Antonio Marcos, viajava. Até que um dia, fazendo o programa Ronda dos Bairros e depois o Ronda dos Municípios, Belinati deu uma erradinha inocente, e quase perdeu a chance. Mas Otássio conseguiu mantê-lo. 

Otássio Pereira da Silva lançou no rádio muita gente: a dupla Teodoro & Sampaio, Siqueira e Siqueirinha, Licio e Lina, Mensageiro e Mexicano, Alborghetti e Ratinho (em 1976) em Curitiba, no SBT, que era de Paulo Pimentel. Programa que era produzido pelo saudoso Wilson Silva. . 


Postado por José Carlos Farina

Nenhum comentário:

Postar um comentário