segunda-feira, 14 de maio de 2018

TURMAS DE 1º ao 5º ANO PODEM ACABAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UEL!




A Seed (Secretaria Estadual de Educação) do Paraná confirmou que não deve manter a oferta dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Aplicação em 2019. A informação oficial foi divulgada na tarde desta segunda-feira (14), ao responder questionamentos sobre o convênio entre a UEL (Universidade Estadual de Londrina) e o Estado para manter a escola, além da retomada dos repasses do fundo rotativo. O assunto é objeto de discussão de pais, alunos e autoridades nesta segunda.
O convênio entre Seed e UEL divide as responsabilidades – enquanto a universidade custeia a infraestrutura, a secretaria oferece os professores. Segundo a assessoria de comunicação da Seed, o convênio está em vigor até dezembro de 2018, porém, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) questiona a responsabilidade pelas turmas do 1º ao 5º ano. "O posicionamento da PGE dá indícios de que, para 2019, o convênio entre o colégio e a Seed seja renovado somente para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano e ensino médio), cabendo à instituição firmar convênio com o município para atender ao alunos do 1º ao 5º ano", informa em nota enviada por e-mail.

A possibilidade de encerrar a oferta dos anos iniciais do Ensino Fundamental levou a APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) a convocar uma reunião para esta segunda-feira, no CCH (Centro de Ciências Humanas) da UEL. A reunião estava marcada para as 18h. "Essa é uma iniciativa dos pais dos estudantes do primeiro ao quinto ano que estão convidando autoridades, pessoas da comunidade universitária para discutir a possibilidade de não haver os primeiros anos do Ensino Fundamental em 2019", explica o diretor do Aplicação, Edmilson Lenardão.

Ele já havia adiantado a possibilidade do fim da oferta pelo Estado e que uma alternativa seria firmar convênio com o município. "Se não renovar, teremos de buscar convênio com a Prefeitura de Londrina, ou os anos iniciais serão eliminados paulatinamente, sem abertura de turmas novas até deixar de ser oferecido."

Enquanto isso, o reitor e o vice reitor eleitos da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Sérgio Carvalho e Décio Sabbatini, que assumem o comando da instituição no dia 9 de junho, dizem desconhecer o imbróglio por qual passa o Colégio Aplicação, mesmo estando em período de transição de comando. "Nós não fomos oficialmente notificados de qualquer situação envolvendo a escola", disse Sabbatini nesta tarde. Ele se programava para participar da reunião convocada pelos pais – para a qual também não recebeu convite formal – para se inteirar dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário