domingo, 13 de maio de 2018

UMA VERGONHA : AS LETRAS DAS PLACAS DE RUA EM LONDRINA ESTÃO DESAPARECENDO !


Em alguns lugares, as placas estão com as letras saindo


As placas de sinalização de endereços em Londrina estão em situação precária em vários pontos da cidade, principalmente na área central. Entre as diversas instaladas no Centro, a reportagem do NOSSODIA flagrou ao mínimo quatro pontos em que as informações estão praticamente impossíveis de serem lidas por um motorista, por exemplo. Ao pedestre, só se chegar muito perto. E com muito esforço.
E também há casos, como na esquina das ruas Mossoró com Paraíba e da Alameda Júlio de Mesquita Filho com Raposo Tavares, em que as placas estão cobertas de ferrugem. Na esquina da rua Rio de Janeiro, a placa com o endereço está torta e a que deveria indicar a rua Pará não existe mais para contar história.
Marcos Alexandre, de 39 anos, mora há sete meses nas ruas de Londrina. Ele comenta que perdeu as contas de quantas pessoas o abordam no dia a dia para pedir informação sobre o nome das vias. "Teve uma vez que uma mulher parou o carro e me perguntou onde era a rua Brasil. Respondi que era aqui mesmo", apontando para a rua. "Ela se assustou e ficou perguntando onde estava a sinalização", completou. "Mas Londrina está assim mesmo, fica mais complicado ainda para quem vem de fora", lamenta.
Já o comerciante João Paulo Rosa, 34, admite que na falta de placas conservadas, o jeito é apelar para bons e velhos jeitos de localização. "Pode ver: as placas estão abandonadas, defasadas. Aí a gente acaba falando para o cliente algum mercado ou edifício antigo para indicar onde nossa loja fica, como um ponto de referência mesmo". "Nos bairros acho que estão até melhores que no Centro, por incrível que pareça", acredita João, mora no Jardim Vale Azul, na região sul.
E tem ainda quem não está nem aí para isso. "Para mim não faz falta nenhuma. Moro aqui há 43 anos e isso nunca me atrapalhou. Estou bem tranquilo", afirmou João Honório Puça, morador da Vila Siam. (Edson Neves/NOSSODIA)


Fotos: Edson NevesEm outros, o problema também é a ferrugem acumulada


Resposta da CMTU
Questionada sobre o caso, a assessoria de comunicação da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização informou que até o ano passado a responsabilidade pelas placas que informam as ruas era da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. A CMTU assumiu a partir deste ano esta função. 
Por meio de nota, a autarquia informou que "está finalizando um estudo para a possibilidade de realizar em parceria com a iniciativa privada para a manutenção e a colocação de novas placas de identificação de ruas e avenidas. Em contrapartida, estas empresas explorariam a publicidade no local". No entanto, ainda não há uma data certa para que a licitação seja aberta, o que a autarquia espera que aconteça no segundo semestre. (E.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário