quarta-feira, 6 de junho de 2018

FERVER ÁGUA NO MICRO-ONDAS É PERIGOSO?


POR LUÍS GUILHERME JULIÃO REPASSADO AO BLOG COMUNICANDO PARA REFLETIR.
Há experimentos na internet que mostram água aquecida no microondas transbordando após adição de café. Mas será que é real?
Um texto que alerta sobre o risco de aquecer água no micro-ondas está circulando nas redes sociais e causando preocupação entre os usuários. Uma das postagens já tinha atingido mais de 420 mil compartilhamentos no Facebook até esta segunda-feira, com poucos dias de publicação. Ela narra o acidente de um jovem de 26 anos que teria sofrido queimaduras no rosto após esquentar um copo de água no micro-ondas para fazer café.
"Não sei exatamente por quanto tempo programou [o aquecimento no micro-ondas]. Quando o tempo acabou o forno desligou, ele abriu e tirou a xícara do forno. Enquanto olhava a xícara, se deu conta que a água não estava fervendo; e ele colocou uma colher de café solúvel, foi aí que a água saltou diretamente para seu rosto", diz trecho da mensagem. Mas será que é isso mesmo? Nós checamos.
Água aquecida no micro-ondas pode não aparerentar fervura e borbulhar após contato com outro material, causando queimaduras?
TAG_Verdadeiro_mas_3
O fenômeno pode ocorrer, mas é pouco comum e só acontece em recipientes lisos, sem ranhuras nem defeitos. Nesse caso, ao ser aquecida no micro-ondas, a água pode atingir (ou até passar) a temperatura de 100 graus Celsius, em que deveria evaporar, mas se manter no estado líquido.
— Se estiver em um recipiente muito liso, a água pode se manter líquida mesmo se passar um pouco dos 100 graus Celsius. Isso é o que chamamos de estado metaestável, em que a água não sofre nenhuma perturbação e continua num estado de estabilidade. Ao ser agitada ou entrar em contato com outro material, esse estado é quebrado e ela ferve instantaneamente — explica o professor do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Leandro Tessler. 
Segundo Tessler, o fenômeno é o mesmo quando o líquido está para ser congelado. Ele pode permanecer estável e, ao ser agitado, entra no estado sólido rapidamente. 
O professor de física Fernando Lang da Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), constatou, por meio de experimentos realizados por ele, que o micro-ondas pode causar "um superaquecimento da água (acima de 100 ºC) sem que ela evapore". Suas conclusões foram publicadas em 2014 no site da universidade: 
"Se água está superaquecida e ela é suficientemente perturbada, por exemplo, por eu deixar cair uma colher dentro do recipiente, o estado metaestável de superaquecimento é destruído. Parte da água passa muito rapidamente para o estado de vapor e consequetemente aumenta muito de volume, jogando parte do restante da água líquida para fora do recipiente", escreveu Lang em um texto sobre o experimento publicado no site da UFRGS.
A empresa Consul, fabricante de eletrodomésticos, também publicou uma explicação em seu site esclarecendo que os consumidores podem ferver água no micro-ondas, mas que devem tomar cuidado com o fenômeno. "Evite utilizar recipientes estreitos com gargalos pequenos (por exemplo, garrafas) e deixa a água descansar por cerca de 30 segundos dentro do micro-ondas para que a temperatura caia levemente", escreveu a empresa. 
_____
O caso publicado ocorreu de verdade?
Tag_Nao_ha_confirmacao_3
O texto publicado não tem detalhes sobre o nome da vítima, lugar ou data em que ocorreu. Há registros do texto circulando na internet desde 2014, pelo menos. As publicações que voltaram a ser compartilhadas na semana passada vêm acompanhadas da foto de um jovem que o rosto enfaixado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário