sexta-feira, 22 de junho de 2018

FOI CENSURADA A EXPOSIÇÃO "CORPO E ARTE, PARTE E COR" - RETRATANDO CORPOS NUS!



Será que a nudez artística é feia e merece ser censurada, como por exemplo, "As Meninas de Avignon", de Picasso?

Acredito que a nudez artística, principalmente, àquelas que aparecem na História do 
Brasil e que a gente vê em esculturas em Porto Seguro, retratando a inocente nudez indígena, não pode ser censurada e pode ser colocada à vista de todos!

LN Lucas Negrisoli *postado em 22/06/2018 13:13 - publicado no Blog do Osvaldo
Comunicando para Refletir:
O trabalho mistura pintura e fotografia “usando apenas a câmera, sem edições”, como define a artista e foi considerado inadequado para exposição no prédio.
(foto: Sylvia Triginelli/Divulgação)A exposição é "resultado do trabalho final da disciplina de fotografia do curso”, explica a aluna. “Conversei com o professor, pedi ajuda para consolidar a proposta e elaborei um relatório para ele. A ideia era trabalhar com modelos negras e gordas”, revela. “Ele achou ótima e disse que eu poderia expor o trabalho”.


Sylvia Triginelli conta que, durante os meses nos quais se dedicou à produção das fotografias, usou material da UFMG, como câmeras profissionais, e trabalhou com três modelos. “Comecei a estudar pintura e percebi que havia um padrão de corpo nas mulheres que eram representadas. Quis fazer aparecerem os desenhos naturais do corpo, queria captar a beleza natural”, explica.


(foto: Sylvia Triginelli/Divulgação)O trabalho, exposto no dia 13 de junho, foi censurado logo após a montagem. “O superintendente da escola de Belas Artes veio falar comigo. ‘Você tem permissão?’ De quem? As fotos são de nudez explícita! Não podem ficar aqui”.


A aluna explica que o professor dela, que autorizou a exposição, também é vice-diretor da escola de Belas Artes e teve uma conversa com o superintendente. “Me deram duas opções. ‘Ou você tira as obras, ou censura a nudez’”, diz. De acordo com alunos ouvidos pela reportagem, o superintendente teria alegado que a censura das imagens se deu por elas estarem expostas em um local de passagem de menores, em referência aos alunos da Cruz Vermelha que transitam pela UFMG.


Repercussão 


Dias após a censura, uma intervenção no prédio em protesto ao ocorrido foi realizada. “Na quarta-feira fizemos um protesto silencioso. Mais de 50 artistas e professores participaram. Ficamos sentados sem roupa, mas com papel vegetal por cima do corpo”, explica.
Além do apoio dos alunos, o professor do Departamento de Artes Visuais da UFMG, Marcos César de Senna Hill, publicou uma carta aberta em repúdio à atitude da universidade. “Me senti fortemente atingido pela situação constrangedora de cerceamento da liberdade de expressão e sem nenhuma possibilidade de diálogo”, escreveu. No texto, o professor cita o “Guia Prático de Classificação Indicativa”, produzido em 2012 pela Secretaria Nacional de Justiça a partir do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça. No documento, há uma determinação que permite a classificação “livre” para obras que tenham “nudez de qualquer natureza, desde que exposta sem apelo sexual, tal como em contexto científico, artístico ou cultural”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário