- Pauline Almeida com informações da Unifil
Um livro infantil que resgata a história dos museus de Londrina será lançado na tarde deste sábado (26). Essa é a terceira publicação da série do Gato Caixeiro, que integra o projeto Educação Patrimonial, realizado desde 2005 com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).Os exemplares de "As Aventuras do Gato Caixeiro nos Museus de Londrina" serão distribuídos para as escolas de Ensino Fundamental para auxiliar os professores no ensino da história de Londrina. O lançamento oficial do livro será realizado às 16h30 deste sábado, no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, no Centro da cidade.O museu, que era a antiga Estação Ferroviária, inclusive está no livro do Gato Caixeiro juntamente com os museus de Artes (ex-rodoviária), da Sociedade Rural do Paraná e da Viação Garcia, assim como o Centro Cultural Lupércio Luppi, na zona norte, e templos religiosos simbólicos, como o Santuário de Schoenstatt do Colégio Mãe de Deus, a Catedral e o Centro de Adoração da Igreja Presbiteriana Central (antiga sede da Acel).
Divulgação
Gato Caixeiro já está em sua terceira aventura
A publicação conta com ilustrações do cartunista Sassá e leva os leitores por uma passeio pela cidade, com informações históricas sobre cada um dos locais. Os autores Leandro Henrique Magalhães e Ana Claudia Trevisan são professores da Unifil e já atuaram nas outras duas edições, uma sobre a Rua Sergipe e a outra sobre as fazendas da Rota do Café.
"Sugerimos aos professores do Ensino Fundamental que trabalhem com as crianças o conteúdo dos três livros, porque assim estarão ensinando de forma lúdica e agradável alguns aspectos sobre o início de Londrina, a preservação e a importância cultural de alguns pontos e como estão presentes até hoje na vida da cidade. É o resgate da memória de maneira alegre e divertida", comentou Leandro Henrique Magalhães, doutor em História.
O livro está disponível para download gratuito no site Educação Patrimonial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário