Naquela noite de 1964, se alguém perdesse
o trem
saindo às onze da noite do Mercado
Municipal, no centro de São Paulo, rumo à
Serra da Cantareira,com famosa parada no
Jaçanã, não haveria outro amanhã de
manhã.
Era a última viagem da Estrada de Ferro da
Cantareira,que servia parte
da zona norte
da cidade e do município de Guarulhos.
Nos meses seguintes,todo
o leito dos
trilhos que ligava o mercadão até o pé da
Serra da Cantareira seria
“pavimentado e
transformado em avenida”.
“Com a saída do trem, às 20 e 5 de ontem (sic),
os usuários
da pequena ferrovia pagaram pela
última vez o preço de Cr$ 30,00 a passagem.
A
partir de hoje, terão de pagar o dobro pela
viagem de ônibus”,reportou O
Estado de S.Paulo
de 11 de novembro de 1964.
As velhas locomotivas a vapor ainda apitariam
por mais um
tempo no ramal que saía do mesmo
ponto para ir até Guarulhos, fechado no ano
seguinte. No total, a rede das linhas que
serviam essa porção norte da Grande
São Paulo
chegou a ter 45 estações e paradas, incluindo
um ramal até a base
aérea de Cumbica.
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