sexta-feira, 17 de julho de 2020

SAIBA QUEM TEM DIREITO AO ACRÉSCIMO DE 25% NA APOSENTADORIA!




Por Ana Cristina Follmann

06/07/20 –

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante a alguns aposentados o direito de receber um valor adicional sobre o benefício mensal quando se está diante de invalidez. Porém, dentro desse universo, quem tem direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria?
Confira a resposta abaixo, assim como a forma de solicitar o benefício.

Quem tem direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria? Confira


            Acréscimo de 25% na aposentadoria: direito garantido a alguns aposentados por invalidez. A aposentadoria por invalidez é concedida quando o cidadão não apresenta condições físicas ou psíquicas de prestar serviços para terceiros. É justamente para essas pessoas que há a previsão de recebimento de um valor adicional mensal sobre suas aposentadorias. Essa verba, aliás, é destinada à concessão de boas condições de vida para o cidadão que muitas vezes necessita de cuidados profissionais ou adaptações físicas em sua residência. Nesse caso, aliás, tem direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria apenas os aposentados por invalidez que comprovem a necessidade de cuidados de terceiros para a realização de atividades diárias. Os cidadãos que tenham se aposentado por idade ou por tempo de contribuição não possuem direito a esse benefício adicional. Como solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria? As agências do INSS estão fechadas para atendimento ao público desde março em razão da pandemia de Covid-19. Dessa maneira, o acréscimo de 1/4 do valor do beneficio previdenciário deve ser solicitado pela internet. Para isso, deve-se acessar (https://meu.inss.gov.br), que é o endereço do portal do órgão previdenciário que é disponibilizado tanto para aplicativo quanto para acesso no navegador da internet.
Primeiramente, será necessário realizar login com a senha pré-cadastrada. Caso ainda não tenha uma, o cidadão deve realizar um rápido cadastro no  qual deverão ser concedidos, por exemplo, dados como CPF, nome completo e data de aniversário. Então, para solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria é necessário seguir o passo a passo abaixo:
                             Em primeiro lugar, acessar a opção Agendamentos/Requerimentos; Então, clicar em “novo requerimento” e em “avançar”; Após, digitar no campo “pesquisar” a palavra “acréscimo” e na sequência  selecionar o serviço desejado.
A partir de então, basta acompanhar o andamento do pedido pelo mesmo  portal da previdência, devendo-se apenas acessar a opção Agendamentos/ Requerimentos para tanto.
Após, será necessária a realização de perícia médica que verificará a necessidade de acréscimo de 25% na aposentadoria. Para tanto, o segurado será previamente comunicado da data. No momento, as perícias do INSS, assim como os atendimentos presenciais, estão suspensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário