Qual o tamanho da Via Láctea? Do que é formado o Sol? Por que Plutão é um planeta anão? Neste post da série “Descobertas Científicas”, você vai descobrir estes e outros fatos curiosos sobre o Sistema Solar e os mistérios do Universo. Compartilhe as descobertas com as crianças e estimule o interesse pela ciência desde cedo. A ciência está tão presente no cotidiano que muitas vezes nem percebemos. Por exemplo, quando observamos o céu, quando notamos as mudanças das estações, quando nos alimentamos e ou tomamos um remédio. A ciência faz parte de nós mesmos, assim como mundo à nossa volta, e dessa forma nos conecta com ele. Por isso é tão importante estimular o interesse das crianças pela ciência. Praticar o método científico estimula a curiosidade, o raciocínio e a capacidade crítica. O hábito de buscar conhecimento, independentemente do tema, deve surgir bem cedo e se manter presente na vida adulta. Isso acontece quando, ainda crianças, somos estimulados a reconhecer que a ciência vai muito além dos livros didáticos: ela está em tudo e afeta diretamente as nossas vidas.
Aprender sobre os planetas do Sistema Solar, além de essencial para compreender a grandiosidade da Terra e do Universo, pode ser muito divertido!
No livro personalizado “Sistema Solar” criado em parceria pela Dentro da História e a Discovery Kids, as crianças viram protagonistas de um grande desafio científico e viajam pelo espaço. Na história, indicada para leitores de 6 a 12 anos, o protagonista conhece os planetas e astros que giram ao redor do Sol, aprendendo ciências de forma estimulante e divertida. Logo a seguir, você pode conferir mais curiosidades sobre o Sitema Solar e o espaço sideral, para compartilhar com os pequenos cientistas que tem em casa e aprenderem ainda mais juntos!
- O Sol corresponde a 99,86% da massa total do Sistema Solar.
- Nosso sol é uma bola de fogo gigante movida por reações nucleares e fornece a energia que sustenta a vida na Terra.
- O Sol está entre 25.000 e 30.000 anos-luz do buraco negro supermassivo que forma o centro de nossa galáxia.
- Se nosso sistema solar fosse do tamanho de sua mão, a Via Láctea cobriria a América do Norte.
- Oito planetas confirmados e pelo menos cinco planetas anões orbitam nosso sol.
- Mercúrio foi nomeado em homenagem ao mensageiro dos deuses romanos, por causa de sua rotação rápida em torno do sol.
- Com o nome da deusa romana do amor, Vênus é o planeta mais quente do nosso sistema solar.
- Os cientistas acham que a lua da Terra foi formada a partir de um pedaço da Terra que se partiu quando um objeto gigante colidiu com o planeta.
- Existem rochas encontradas na Terra que vieram diretamente de Marte. Acredita-se que essas rochas caíram aqui devido a um asteróide que atingiu Marte, ou de uma explosão vulcânica em nosso planeta vizinho.
- A maioria dos elementos encontrados em outros planetas são hélio e hidrogênio. Entretanto, 90% da Terra é composta de ferro, oxigênio, silício e magnésio.
- Marte, o Planeta Vermelho, abriga o maior vulcão do sistema solar, o Olympus Mons.
- Júpiter é duas vezes maior que todos os outros planetas do sistema solar combinados e, no entanto, tem o dia mais curto de todos, levando 10 horas para girar em torno de seu eixo.
- Saturno, além dos seus anéis, também tem 82 luas, variando desde o tamanho de um campo de futebol ao tamanho do planeta Mercúrio.
- Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto usando um telescópio. É composto de elementos mais pesados que seus vizinhos gasosos, sendo uma mistura de água, metano e amônia.
- Netuno, que deve o seu nome ao deus romano do mar, está tão longe do sol que leva 4 horas para a luz do sol chegar ao planeta.
- Os ventos fortes de Netuno impulsionam nuvens de metano congelado a velocidades de até 2.000 km/h.
- Plutão, que já foi o nono planeta do Sistema Solar, foi rebaixado ao status de planeta anão em 2006 porque divide sua órbita com outros objetos espaciais.
- Se você for para o espaço, sem a gravidade da Terra, sua coluna é capaz de se expandir e você pode crescer até 5cm.
- “Lixo espacial” pode ser qualquer objeto feito pelo homem e deixado flutuando no espaço. Os cientistas estimam que haja pelo menos 500.000 peças de lixo espacial atualmente em órbita.
- Existem mais estrelas no Universo do que grãos de areia em todas as praias da Terra juntas. Apenas dentro de nossa galáxia, a Via Láctea, podem existir cerca de 400 bilhões de estrelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário