sábado, 2 de outubro de 2021

VOCÊ SOFRE DE DORES DE CABEÇA? NEUROLOGISTA EXPLICA COMO EVITÁ-LAS!

 

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa

As cefaleias são comuns na vida de muitas pessoas e há diferentes causas para este tipo de problema. 

alimentação, por exemplo, pode ser fator determinante para desencadear a tão indesejada dor de cabeça. 


"Existem algumas substâncias em certos alimentos que podem desencadear ou agravar diferentes tipos de dor de cabeça em pessoas suscetíveis ao problema. E essa interferência alimentar nas cefaleias só acontece de acordo com a correlação entre quantidade, temporal e digestão", explica Dr. Deusvenir de Souza Carvalho, neurologista e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC). 

O neurologista ainda reforça: "Por exemplo, uma pessoa que come chocolate num dia e a dor aparece somente no outro, isso não quer dizer que o motivo foi pelo consumo. Agora, se a mesma situação se repetir frequentemente, aí sim pode ter relação e o indivíduo deve procurar um especialista". 

Nos casos de enxaqueca, Dr. Deusvenir diz que o paciente pode ter uma crise por um alimento e não por outro. "Não dá para generalizar. Cada pessoa tem uma reação. Por exemplo, uma pode sentir dor de cabeça quando ingere chocolate e a outra queijo. É uma questão personalizada". 

Para entender quais são as substâncias que favorecem os diferentes tipos de dor de cabeça, o Dr. Deusvenir destacou as principais e em quais alimentos encontrá-las. 
AMINAS  – substância presente em queijos, chocolate, cerveja, vinhos, entre outros. 

"A amina altera a calibração e dilatação dos vasos sanguíneos contribuindo para a dor de cabeça". 
CAFEÍNA  – os alimentos mais comuns que contém essa substância são café, chás pretos e refrigerantes. 

Reprodução
Reprodução


"A cafeína eleva a pressão arterial através da contração dos vasos sanguíneos. Essa situação pode causar cefaléia naquelas pessoas que tem o organismo mais sensível e pouco ao consumo desta substância". 

HISTAMINA E TIRAMINA  – presentes em bebidas alcoólicas, como cervejas e vinhos. 


"Neste caso, a histamina e tiramina podem desencadear ou piorar o quadro da dor de cabeça. Por isso, muitas pessoas que ingerem em excesso apresentam cefaleia no dia seguinte". 

LIPÍDEOS – manteiga, carnes gordas, queijos, frituras, doces, requeijão, leite integral, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário