quinta-feira, 21 de abril de 2016

VOCÊ É PROCRASTINADOR? SAIBA O QUE SIGNIFICA E SE VOCÊ, É!






A palavra procrastinação significa adiamento de uma ação. A grosso modo poderíamos dizer que seria aquela mania de deixar tudo para depois. Adiamos o máximo possível algo que poderíamos ter começado antes.
Citarei um exemplo bem comum para ilustrar a procrastinação: Um universitário tem que entregar um trabalho daqui um mês, mas ele acaba deixando de lado isso, até que falta apenas um dia para entrega do trabalho. O universitário então tem que dar conta de fazer o trabalho em um dia, sendo que poderia ter feito com mais tranquilidade nos 30 dias que se passaram.
É interessante analisarmos que a procrastinação só prevalece no dever. Não procrastinamos coisas que gostamos ou sentimos prazer. O psicólogo Joseph Ferrari no seu livro Procrastinação relata: “a maioria de nós começa o dia procrastinando, ao apertar aquele botão do despertador que permite ficarmos na cama por mais cinco minutinhos.”
Quando procrastinamos deixamos de fazer algo. Nesse sentido é importante analisar a si mesmo e verificar em quais momentos você procrastina. Existem muitas técnicas, livros e textos sobre como se livrar da procrastinação.

Observação:
Essas dicas podem te ajudar a ter maior produtividade nos estudos, trabalhos ou fazeres. Mas o prazer em deixar pra depois em certos casos graves pode ser um problema difícil de ser solucionado sozinho. Caso esteja tendo dificuldade de priorizar ou terminar as suas tarefas, é sugerido um tratamento psicoterapêutico e psiquiátrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário