sexta-feira, 27 de maio de 2016

APERTAR O BOTÃO PARA ATRAVESSAR A RUA FUNCIONA?

 




Apertar o botão para atravessar a rua: funciona?

Afinal, realmente adianta apertar esse negócio? Em primeiro lugar, é bom deixar claro que você não foi vítima de uma pegadinha ou de um experimento científico. O botão (chamado de botoeira pelos técnicos de trânsito) realmente foi colocado lá para modificar o tempo dos sinais luminosos e fazer com que o semáforo libere a passagem de pedestres mais cedo.

Mas por que mesmo assim demora tanto? Segundo a explicação técnica, muitas vezes a espera para atravessar acaba sendo quase a mesma porque não basta apertar o botão para o sinal ficar verde para os pedestres. É preciso aguardar a reprogramação de TODOS os semáforos que compõem aquele cruzamento.
Ou seja, se você aperta a botoeira na parte final de um ciclo, vai esperar menos tempo. Mas, se apertar logo no comecinho do ciclo,  pode ter de esperar praticamente o mesmo tempo.
Existem ainda as botoeiras que ficam em semáforos localizados no meio do quarteirão, longe de cruzamentos. Como estes semáforos estão lá apenas para os pedestres, a resposta ao acionamento do botão deve sempre ser mais rápida. Se isso não ocorrer, pode reclamar.
HORÁRIOS CHATOS
Em Londrina muitos semáforos,  existem botoeiras que realmente não funcionam em certos horários, quando são desativadas. São aquelas instaladas em cruzamentos nos quais o fluxo de veículos é muito grande e que exigem mais paciência dos pedestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário