segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PÁGINA HISTÓRICA: DIA DO ORTOPEDISTA...PROFISSIONAL QUE GARANTE UMA VIDA ATIVA E SAUDÁVEL!

A maioria das pessoas não dá a devida importância às articulações do corpo até sentir aquela dor que incomoda e aumenta gradativamente. Afinal, os ombros, cotovelos, quadril, joelhos e tornozelos são os grandes responsáveis pelos nossos movimentos. Mas você sabe qual deles é o mais completo?
O ombro é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Ele alcança amplitudes que nenhuma outra articulação é capaz. No entanto, essa característica gera uma alta instabilidade que torna propenso o surgimento de lesões traumáticas e degenerativas.
“A estabilidade do ombro é garantida também pelo manguito rotador. Este conjunto de músculos é o mais afetado nas lesões, seja por acidentes ou pelo desgaste ao longo da vida. Com a idade, a atrofia muscular e o processo de atrito entre osso e tendão acabam desencadeando eventos inflamatórios”, explica o ortopedista especializado em cirurgia de ombro e cotovelo, Dr. Nilo Lemos Neto.
De acordo com ele, o manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que estabiliza e dá movimento à articulação do ombro. Em uma lesão, há o rompimento desses tendões, o que causa dor, fraqueza e perda da força muscular. Esse quadro pode dificultar até mesmo a movimentação do braço. “Pessoas que trabalham com o braço elevado associado a movimentos repetidos aumenta o risco de lesões, como professor, cabeleireiro, pintor e eletricista”.
Assim que sentir dor, a recomendação é procurar um médico especializado. “Somente um profissional pode indicar o melhor tratamento. Em muitos casos, apenas o reforço da musculatura com fisioterapia é eficaz. Então, só um médico especialista para detectar se há a necessidade de intervenção cirúrgica”, alerta o ortopedista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário