terça-feira, 20 de setembro de 2016

SEJA BOM COMUNICADOR : " QUEM NÃO SE COMUNICA SE ESTRUMBICA"





Quem não se comunica, se “estrumbica”. Você se lembra dessa frase? Esse era um jargão usado pelo saudoso Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha, repetido muitas vezes em seus programas de tevê na década de 80. Atualmente essa frase pode ser entendida como um alerta para todas as pessoas que buscam conquistar melhores resultados em seus empreendimentos, seja na vida pessoal ou profissional. Pois não é nenhuma novidade afirmar que a comunicação é essencial em todas as circunstâncias na vida de um ser humano.
Os especialistas em programação Neuro-lingüística dizem que comunicação é redundância. porque nós estamos o tempo inteiro nos comunicando. E o mais importante é que a comunicação não acontece apenas através das palavras. Uma curiosa pesquisa aponta que as palavras tem um impacto de apenas 7% em nosso interlocutor. Enquanto que tom de voz causa um impacto de 38%, isso significa que se você utilizar um conjunto de palavras assertivas com um tom de voz específico em relação a essas palavras, vai causar um impacto de 45% em que estiver ouvindo.  Para você ter uma idéia do poder de influência da fisiologia, é só se lembrar de uma famosa frase “a primeira impressão é a que fica”. Já deve ter acontecido com você de chegar em algum lugar e olhar para alguém e criar uma imagem positiva ou até negativa dessa pessoa. Ela com certeza comunicou alguma coisa a você, mesmo que tenha sido uma expressão facial, um olhar, ou um pequeno gesto. Nós fazemos isso o tempo inteiro.
A questão principal é saber o que você está comunicando. Que mensagem você tem passado para as pessoas? Elas entendem exatamente o que você quer expressar? Para ter uma comunicação eficaz é preciso saber utilizar com congruência esse conjunto que eu acabei de falar. Assim, seja por palavras, comportamentos ou pela fisiologia, a comunicação só acontece como gostaríamos, quando você transmite alguma informação é o seu interlocutor entende a mensagem e dá um feedback positivo.
Se não soubermos comunicar o que fazemos, quem somos, e o que queremos da vida, é bem provável que o caminho percorrido não tenha um final recompensador. Saber se comunicar eficazmente nos dias de hoje. Deixou de ser uma opção para se tornar uma habilidade imprescindível.

Quando uma pessoa acorda acreditando que o seu dia será difícil, comunicará isso ao seu cérebro e este investirá todo o tempo na busca de situações para se certificar de que a mensagem que recebeu é verdadeira. 
Diante dessa constatação a minha sugestão é que você procure perceber como andam seus pensamentos e, conseqüentemente, a qualidade da sua comunicação interna e com o mundo. Se a forma com que você se relaciona consigo mesmo e com as pessoas vem favorecendo para que você seja uma pessoa mais feliz, receba os meus parabéns! Caso contrário… Comece a mudar, pois como dizia o velho guerreiro, quem não se comunica se estrumbica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário